Publicado em: 23/08/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

Contra o sarampo: Município passa a vacinar crianças de 6 meses a menores de um ano

SAÚDE - Todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão aplicando a dose extra, chamada de ‘dose zero’

Com intuito de intensificar a vacinação de crianças de 6 meses a menores de um ano, que são mais aptas a casos graves de sarampo, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão aplicando a dose extra,  chamada de ‘dose zero’, contra sarampo. Desta forma, as famílias dos pequenos devem procurar a USF mais próxima de sua casa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, para realizar a vacinação.  A ação é uma medida preventiva do Ministério da Saúde.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

É importante lembrar que a ‘dose zero’ não anula a vacinação já prevista no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses da criança. Além dos bebês, adolescentes e adultos de até 29 anos continuam como prioridades e devem receber duas doses. O Município também aplica vacina para a população de 30 a 59 anos, com a dose única.

Hepatite C é silenciosa e perigosa: o teste pode salvar sua vida; procure uma USF
Teve contato com o vírus HIV? Saiba mais sobre a PEP e evite contaminação

SARAMPO

Com a possibilidade de atingir pessoas de todas as idades, os sintomas do sarampo costumam aparecer entre quatro e seis dias depois que o indivíduo foi exposto ao vírus. Os primeiros sinais são febre alta acompanhada de coriza, tosse e conjuntivite. Em seguida, surgem manchas brancas que aparecem na mucosa bucal e que antecedem de um a dois dias as manchas vermelhas, que aparecem no rosto e atrás do pescoço, e vão se espalhando por todo o corpo.

Confira o endereço das USFs:

Unidade de Saúde da Família (USF) Endereço
USF Belas Artes Rua Henrique Júlio Lima, 112 – Belas Artes
USF Centro Av. Tiradentes, 98 – Mosteiro
USF Coronel Av. Domingos Perez Domingues, 734 – Jd. Coronel
USF Gaivota Av. Flacides Ferreira, 500 – Gaivota
USF Grandesp* Av. Alemanha, sem número – Jd Santa Júlia
USF Guapiranga Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº – Guapiranga
USF Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n – Campos Elíseos
USF Oásis Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis
USF Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy
USF Suarão Avenida Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão