Publicado em: 03/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:27

USF do Centro encerra programação de Agosto Dourado com palestra sobre amamentação

LEITE MATERNO - Em cada dia de agosto, uma USF preparou orientações e atividades de incentivo à amamentação

Ação encerrou a programação que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu em celebração a Agosto Dourado

“São gotas que realmente valem vidas”. Este foi o modo com que Débora Matos, enfermeira do Hospital Regional Jorge Rossmann, escolheu iniciar a palestra sobre o aleitamento materno, que aconteceu na Unidade de Saúde de Família (USF) do Centro, no último dia 30. A ação encerrou a programação que a Secretaria Municipal de Saúde promoveu em celebração a Agosto Dourado, mês de proteção e apoio ao aleitamento. Cada dia do oitavo mês do ano, uma USF preparou orientações e atividades de incentivo à amamentação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Este tema é muito importante e bem-vindo, pois é essencial disseminar conhecimento e esclarecer dúvidas sobre a amamentação, principalmente para as recém mamães ou para as gestantes, que atualmente são em 69 aqui”, destaca a coordenadora da USF do Centro, Susi Mara Olher.

Formada pelo nutricionista Felipe Fernandes, a técnica de enfermagem Mariana Estevan e a enfermeira Débora, a equipe do Hospital Regional de Itanhaém exibiu slides sobre a importância nutricional do leite materno, onde os benefícios vão da fácil digestão ao desenvolvimento da musculatura do rosto e o vínculo afetivo. Além disso, o grupo demonstrou com bonecos, a prática do processo de amamentação de forma correta.

Leite materno é essencial para a vida do bebê; seja uma doadora e salve vidas
Mãe de primeira viagem, Ana transformou vidas de bebês além de seu filho

Os profissionais ainda destacaram a importância do conforto da mãe na hora da amamentação e as melhores posições para o bebê. Além disso, a equipe falou sobre os serviços de maternidade oferecidos no Hospital Regional de Itanhaém (HRI) e esclareceu dúvidas. “É muito importante esta parceria do Município com o HRI, pois por meio dela, podemos trocar experiências e conhecimento sobre os equipamentos que possuem em Itanhaém”, destaca o nutricionista Felipe. “As dúvidas sempre causam transtornos, por isso nosso objetivo é deixar tudo claro para este momento”, complementa Débora.

A enfermeira ainda destaca sobre como o conhecimento na amamentação faz diferença na vida comunitária. Isso porque, segundo ela, todos que participaram da palestra já podem disseminar os aprendizados entre a família e o círculo social. “A população não costuma saber tanto sobre a diferença que o leite materno é capaz de fazer na vida de alguém, por isso palestras são tão importantes, assim, de forma indireta, todos viram agentes comunitários da saúde”, finaliza.

Palavras-chave: , , ,