Serviços



Publicado em: 11/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:26
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Tosse há mais de uma semana? Faça o teste de tuberculose na USF mais próxima de sua casa

EXAME - Até o dia 23 de setembro, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) estão disponibilizando exame (coleta de escarro) e divulgando informações sobre a doença



O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva, por isso o foco da ação são as pessoas com este sintoma há mais de duas semanas

Compartilhar:

Você sabia que apesar de poder ser prevenida, tratada e curada a tuberculose ainda mata milhares de pessoas no Brasil? Diante disso, a Secretaria de Saúde está realizando a segunda fase da campanha de intensificação de busca ativa dos casos, ou seja, identificação de pessoas com sintomas respiratórios. O objetivo é detectar a doença precocemente, de forma a interromper a cadeia de transmissão. A campanha acontece até o dia 23, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

 O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva, por isso o foco da ação são as pessoas com este sintoma há mais de duas semanas. A campanha baseia-se na realização do exame (coleta de escarro) e na divulgação de informações sobre a doença.

Leia mais
Prevenção à tuberculose: USF Centro oferece vacina BCG no período da manhã
Tem alguma doença crônica? Faça atividades e troque experiências no projeto “Ser Ativo”

A DOENÇA

Normalmente, a tuberculose ataca os pulmões, mas a doença também pode causar infecções em outras regiões do corpo. O principal sintoma é a tosse, porém, podem aparecer outros sinais, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço.

PREVENÇÃO

A única forma de prevenção da doença é a vacina BCG, que está disponível no período da manhã na Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro. A imunização deve acontecer o mais rápido possível, de preferência logo na maternidade. Desta forma, a Secretaria de Saúde recomenda que os responsáveis das crianças que ainda não tomaram a vacina procurem a USF Centro, às terças-feiras, das 8 às 11 horas.

Confira as USFs participantes da campanha:

Unidade de Saúde da Família (USF) Endereço
Belas Artes Rua Henrique Júlio Lima, 112 – Belas Artes
Centro Av. Tiradentes, 98 – Mosteiro
Coronel Av. Domingos Perez Domingues, 734 – Jd. Coronel
Gaivota Av. Flacides Ferreira, 500 – Gaivota
Grandesp Av. Alemanha, sem número – Jd Santa Júlia
Guapiranga Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº – Guapiranga
Loty Rua Alameda Guaraçai, s/n – Campos Elíseos
Oásis Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Oásis
Savoy Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy
Suarão Av. Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão


Palavras-chave: , , , ,