Publicado em: 17/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

Hospital Regional é tema de discussão entre profissionais de saúde e autoridades

ENCONTRO - O Painel de Debates aconteceu na Câmara Municipal no último dia 13

A fim de discutir o atendimento de saúde na região, principalmente em relação à demanda do Hospital Regional Jorge Rossmann (HRJR), um Painel de Debates reuniu diversas autoridades na Câmara Municipal de Itanhaém no último dia 13. O encontro discutiu as vagas do Hospital Regional e a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Sistema CROSS).

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Um dos principais temas discutidos foi o novo sistema de regulação da microrregião do Litoral Sul que, já em funcionamento, está agilizando os processos necessários de modo a qualificar o encaminhamento dos pacientes para a unidade hospitalar especializada de acordo com o diagnóstico.

O sistema nada mais é do que um Núcleo Interno de Regulação (NIR) que atua no interior do Hospital Regional, para onde são encaminhadas solicitações de internações das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Itanhaém, Mongaguá e Peruíbe. Desta forma, por meio do sistema, o Hospital Regional absorve os casos que forem pertinentes a ele (média complexibilidade), de modo com que apenas os pacientes que não se encaixem em sua complexibilidade sejam encaminhados para regulação de São Paulo.

“Como consequência, acompanhamos a diminuição do tempo de permanência dos pacientes nas UPAs e a melhora da taxa de ocupação do próprio Hospital Regional de Itanhaém”, destaca a diretora de planejamento da Secretaria de Saúde, Guacira Nóbrega Barbi.

Para a coordenadora do Núcleo de Regulação da microrregião do Litoral Sul, Dra. Iloma Girrulat, esta integração entre o Hospital Regional e o Município é de extrema importância: “nós, servidores, somos um só. Assim como o paciente é um só, e temos que trabalhar em prol dele”.

Prevenção à tuberculose: USF Centro oferece vacina BCG no período da manhã
Contra o sarampo: Município passa a vacinar crianças de 6 meses a menores de um ano
Tem alguma doença crônica? Faça atividades e troque experiências no projeto “Ser Ativo”

Um importante progresso veio do pronunciamento da diretora do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV), Paula Covas, sobre o Pronto Socorro Referenciado de Itanhaém. Segundo ela, a proposta para ativação deste equipamento será entregue ao Governo do Estado ainda neste ano. “É importante que a união entre a força técnica e a força política sempre resulte em uma discussão onde o centro da conversa seja o usuário”, finaliza Paula sobre o evento.

Segundo o secretário de Saúde de Itanhaém, Dr. Fábio Crivellari Miranda, o Município está caminhando rumo a novos avanços na área da saúde e pode muito mais com apoio do Estado e União.

EVENTO

“O objetivo do encontro é esclarecer dúvidas e exibir o maior número de informações sobre os equipamentos da saúde para, juntos, traçarmos estratégias a fim de buscar a melhoria no atendimento”, relata o presidente da Câmara Municipal, Hugo Di Lallo.

Na mesa, estiveram em debate o secretário de Saúde de Itanhaém, Dr. Fabio Crivellari Miranda, a diretora do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV), Paula Covas, o deputado estadual Caio França, a coordenadora do Núcleo de Regulação da microrregião do Litoral Sul, Dra. Iloma Girrulat, representando o diretor técnico do Hospital Regional, Dr. Cézar Kabbach Prigenzi, e vereadores do Município e de outras cidades da região.

Palavras-chave: , ,