Publicado em: 27/09/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

Como vai o pH do seu solo? Técnicos da Prefeitura aconselham análise

MINERAIS - A recomendação é que a análise da terra seja realizada, ao menos, a cada dois anos

A solicitação pode ser realizada no departamento de Agricultura, localizado na Avenida Harry Forssell, 1505, no Corumbá

A primeira das boas práticas agrícolas é a análise do solo. É muito importante, principalmente para agricultores iniciantes, saber o que é necessário para a sua correção. Antes de iniciar qualquer produção, o agricultor precisa se certificar de que a terra não está comprometida ou se possui os minerais adequados. A recomendação é que a análise do solo seja realizada, pelo menos, a cada dois anos, podendo ser requisitada comparecendo ao departamento de Agricultura, localizado na Avenida Harry Forssell, 1505, no Corumbá, e tratar com os técnicos responsáveis.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagramno Facebook e no Twitter

A análise tem como principal função verificar o pH do solo, ou seja, verificar se ele está ácido, neutro ou alcalino, além do teor de nutrientes presentes na terra. Para o melhor desenvolvimento da cultura, é importante que o solo esteja próximo ao neutro (pH 6 e 6,5). Deste modo, ela conseguirá absorver os principais nutrientes, como fósforo, potássio e nitrogênio. Após coletada as amostras do solo, o material será enviado a um laboratório credenciado e idôneo. Com as informações, os técnicos da Prefeitura fazem orientações adequadas de correção e adubação ao proprietário.

Estudantes aprendem a cuidar do meio ambiente com materiais recicláveis
Unindo o útil ao agradável; troncos ajudam a conter avanço da erosão

A aplicação do calcário e adubação na quantidade correta promove um solo equilibrado. As orientações dependem também das espécies cultivadas no local, pois cada uma possui suas necessidades nutricionais específicas.

A partir do momento que o solo estiver no estado adequado, os alimentos serão produzidos em maior quantidade e qualidade. Além disso, a resistência das plantas a pragas e doenças se torna muito maior.

Palavras-chave: , , , , ,