Publicado em: 01/10/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

II Curso de Formação de Condutores de Motolâncias reforça serviço de socorro

ATÉ SEXTA - Com 23 profissionais de saúde entre técnicos e enfermeiros, o curso abrange atividades teóricas e práticas

“O curso habilita e qualifica profissionais com objetivo de complementar técnicas de manejos e cuidados para que seja realizada uma intervenção rápida e eficaz”, explica o coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Dr. Jonatas Pimentel, sobre o II Curso de Formação de Condutores de Motolâncias que acontece até sexta-feira (25). Com 23 profissionais de saúde entre técnicos e enfermeiros, a capacitação abrange atividades teóricas e práticas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Confira as fotos

Ministrado por profissionais instrutores certificados pela Honda, Yahama e Ministério da Saúde, pertencentes ao Grupo de Motociclistas de Atendimento de Urgência (GMAU), o curso tem 60 horas de carga horária, divididas em 12 de teoria e 48 de prática de pilotagem. As aulas acontecem das 8 às 17 horas, na Central de Regulação de Urgências de Itanhaém (CRU), localizada na Estrada Gentil Perez, 260, no Jardim Sabaúna.

Obstetriz, Fonoaudiólogo e outros cargos estão com inscrições abertas no Hospital Regional

A parte teórica abrange atividades relacionadas à legislação aplicada, segurança na condução de motocicletas, direção defensiva, formação e deslocamento e fora de estrada. Já a prática é subdividida em on road e off road. Durante o on road são aplicadas técnicas de habilidade e equilíbrio do aluno que deve realizar uma prova prática ao fim de cada técnica. Se atingir a pontuação mínima, o participante continua no curso e recebe técnicas de pilotagem em terrenos irregulares (off road).

CURSO

Esta é a segunda vez que a Cidade recebe este curso. A primeira formação reuniu 25 participantes e 8 instrutores no ano anterior.

SERVIÇO

O serviço de urgência em motolâncias antecede a chegada da equipe da ambulância, adiantando o atendimento no local do acidente e, assim, resultando em um melhor tempo de resposta às ocorrências.

ABERTURA

Na última segunda-feira (21), o Paço Municipal foi palco da cerimônia de abertura da capacitação. No evento, quatro profissionais realizaram uma apresentação com as motos do curso, demonstrando exercícios de equilíbrio e velocidade. Estiveram presentes o prefeito Marco Aurélio, o vice-prefeito Tiago Cervantes, o secretário de Saúde, Dr. Fabio Crivellari Miranda, e demais autoridades do SAMU e da Secretaria de Saúde do Município.

“Além de apresentar tempo de resposta mais rápido em ocorrências, os profissionais que chegam antes com as motos realizam os primeiros socorros e muitas vezes resolvem a ocorrência, evitando a necessidade do deslocamento de uma ambulância”, finaliza o Dr. Jonatas.

Palavras-chave: , ,