Publicado em: 02/10/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

Em estudo sobre solo, alunos põem a mão na “massa” e aprendem sobre recursos naturais

MEIO AMBIENTE - O objetivo da ação é ensinar para os alunos hábitos sustentáveis que contribuem para um dos recursos naturais mais importantes do planeta, a terra

Durante a visita, os alunos foram apresentados a vários tipos de solos, onde puderam observar suas diferentes características

Manter o solo vivo. Não há como sustentar a vida quando a terra está debilitada e coloca em risco toda a natureza ao seu redor. O assunto foi tema discutido com os estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Profª Ignêz Martins, que colocaram a mão na “massa” e desenvolveram o projeto ‘Solo de Todos’. O objetivo da ação é ensinar para os alunos hábitos sustentáveis que contribuem para um dos recursos naturais mais importantes do planeta, o solo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

As ações foram realizadas no Centro de Pesquisa e Educação Ambiental. A primeira etapa da visita foi uma palestra com os biólogos Regiane Carvalho de Moraes e Caio Felipe Ferreira, que falaram sobre os cuidados com o solo. “Eles foram super participativos, interagiram bastante”, conta Regiane. Foi abordada também a importância da manutenção da vegetação nativa, pois ela é responsável por conter a erosão e manter o solo fértil.

Encontrei um animal silvestre, e agora? Instituto Gremar orienta
Alternativa sustentável para descarte de entulhos, Cidade terá quatro Ecopontos

Em seguida, os estudantes conheceram o viveiro de mudas e diferentes espécies nativas do Município. Após isso, apreciaram vários tipos de solo e o que causa essas diferenças, sempre ressaltando o valor de cada um. O biólogo Caio fez um experimento para ilustrar o processo da erosão causada pela água, onde mostrou a importância da vegetação para firmar o solo e desacelerar o processo.

A visita foi concluída com uma rápida dinâmica. As crianças mergulharam suas mãos em um recipiente com lama do mangue, um dos principais ecossistemas do Município, e carimbaram em folhas de papel. Posteriormente, as lâminas seriam penduradas em um painel, garantindo seu compromisso com a segurança do solo.

E para finalizar, os alunos foram presenteados com uma muda de Araçá, espécie natural da região, para poderem cultivar no terreno da escola e acompanharem de perto seu crescimento e o desenvolvimento dos frutos.

Palavras-chave: , , , ,