Publicado em: 02/10/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:24

Ônibus Universitário é opção prática e sustentável

TRANSPORTE - De acordo com estudos, transporte coletivo produz menos gás carbônico que automóveis particulares

Um dos grandes problemas atmosféricos vividos atualmente é o agravamento do efeito estufa, causado pelos gases CFC liberados na atmosfera. O programa de Transporte Universitário da Cidade economiza cerca de 250 toneladas por mês em comparação a carros particulares ou motos fazendo o mesmo trajeto. Diariamente, 985 estudantes universitários fazem uso deste meio de locomoção para percorrer o caminho de Itanhaém a Santos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

De acordo com dados da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, um ônibus produz, em média, 1.461,65 kg de gás carbôico mensalmente, enquanto um carro particular produz 1.786,22 kg. Além do transporte coletivos já ser mais econômico, o fato de transportar um alto número de pessoas já reduz a quantidade de automóveis individuais em circulação, diminuindo também a quantidade de CO2 liberado na atmosfera.

Unindo o útil ao agradável; troncos ajudam a conter o avanço da erosão
Como vai o pH do seu solo? Técnicos da Prefeitura aconselham análise a cada dois anos

O recadastro é feito semestralmente no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE) Para isso, é necessário que o aluno esteja inscrito em uma das entidades cadastradas no Município, preencha o formulário on-line disponibilizado no site da Prefeitura e compareça, das 9 às 11 e das 13h30 às 16 horas, na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.

Após inscrever-se em uma das entidades cadastradas e preencher a ficha on-line, os estudantes deverão comparecer ao CMTECE munido dos seguintes documentos originais e cópias: ficha on-line impressa; cópia do RG, CPF ou CNH; comprovante de residência atualizado; declaração/comprovante de matrícula ou boleto pago; e cópia do contrato com a entidade filiada. Os estudantes que irão fazer o recadastro ficam isentos da cópia do RG, CPF ou CNH.

Palavras-chave: , , ,