Publicado em: 11/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Mês da Consciência Negra tem programação especial em Itanhaém

DIVERSIDADE - A Prefeitura preparou uma série de atividades nas áreas do teatro, cinema, literatura, fotografia e artesanato

O documentário Parece Comigo será exibido durante a Programação da Consciência Negra

A Prefeitura de Itanhaém preparou uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra, que é comemorado em 20 de novembro. Há diversas atrações culturais, como exibição de filmes que reforçam a identidade negra, exposições bibliográfica e fotográficas, apresentação de teatro e oficina de confecção de bonecas Abayomis. E essas atividades não se limitam apenas à quarta-feira (20), algumas se estendem ao longo de toda a semana e mês, confira a programação.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Teatro

Na quarta-feira (20), às 16 horas, a Praça Narciso de Andrade (14), no Centro, será palco para a peça teatral ‘Menina Pretinha Linda de Laço de Fita’, apresentada pelo grupo Galpão Teatro de Itanhaém. O espetáculo abordará temas como racismo e preconceito.

Fotografia

A Pinacoteca Municipal recebe, entre os dias 18 de novembro e 13 de dezembro, a mostra África em Nós. São 15 fotografias com olhares para nossas origens, nossas raízes, nosso entorno e  visões de mundo, lugares e pessoas que formam o tecido populacional do estado de São Paulo e do Brasil. O mostra, é resultado de uma campanha promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e agora chega à Itanhaém.

Já o fotógrafo Marcos Rogério Meneghessi mostra através das lentes de sua câmera o olhar, o rosto, a cultura e a formação do povo negro brasileiro. As fotografias que compõem a exposição ‘ELEAS – Universo Afro-brasileiro’ poderão ser apreciadas no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo, também de 18 de novembro a 13 de dezembro. O horário de visitação é das 9 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

Cinema

Os amantes de cinema não podem perder as sessões de filmes gratuitas que acontecerão no Espaço Gabinete de Leitura José Rosendo. Isso porque o Programa Pontos MIS trouxe para Itanhaém a ‘Mostra de Identidade Negra’, em que todos os sábados deste mês, sempre às 15 horas, serão exibidos obras cinematográficas que compõem a mostra.  São: Djon África, Temporada, Besouro, Parece Comigo e Uma Escolha.

O Cineclube Carlos Miranda exibirá o filme ‘Adivinhe Quem Vem para Jantar’, no dia 21 (quinta-feira), às 19 horas, na Biblioteca Municipal. A obra cinematográfica foi indicada ao Oscar de melhor filme por contar a história de Joey que foi criada em uma família mente aberta, mas quando ela traz um noivo negro par casa a situação muda. Além disso, às 18h30, será passado o episódio da série ‘Vigilante Rodoviário’.

‘Itanhaém Traços e Olhares’ é o tema da 2ª Mostra Estudantil de Arte

Literatura

De 18 a 30 de novembro, haverá na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim a exposição bibliográfica ‘Dia da Consciência Negra’. O acervo reúne títulos de filmes como ‘Mandela: Luta pela Liberdade, documentários, quadrinhos, músicas e diversos livros como ‘A Origem dos Meus Sonhos’ do autor Barack Obama, ‘História e cultura africana e afro-brasileira’ escrito por Nei Lopes e outras obras.

Artesanato

A partir das sobras de pano reaproveitadas você poderá criar Abayomis – pequenas bonecas negras – na oficina que acontecerá na Biblioteca Municipal, na sexta-feira (22), às 14 horas. Os participantes aprenderão com Dirce de Paula a confeccionar de forma artesanal, sem costuras e apenas com nós ou tranças.

Palavras-chave: , , , , , , , , , ,