Publicado em: 13/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Itanhaém é referência na região em incentivo ao empreendedorismo na escola pública

MODELO - A cidade é a única da Baixada que realiza o projeto Jovem Empreendedor, do Sebrae, em todas as unidade de ensino

No JEPP, os estudantes aprendem noções básicas de como montar negócios que sejam sustentáveis e gerem renda

Itanhaém é referência na Baixada Santista quando o assunto é o incentivo à cultura do empreendedorismo na sala de aula. É a única cidade da região onde o Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae-SP, é aplicado em todas as escolas da rede pública municipal.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Realizamos esse projeto em toda a Baixada, mas é somente aqui que ele está em prática em todas as escolas que são administradas pela prefeitura”, revelou Marco Aurélio Rosas, gerente regional do Sebrae-SP, durante a abertura de mais uma Feira do Jovem Empreendedor, que aconteceu nesta quarta-feira (13), no Centro de Convenções Miguel Reale.

O JEPP é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação Cultura e Esportes e estimula o empreendedorismo com atividades na sala de aula, onde os estudantes aprendem a montar os seus próprios negócios, estimulando a criatividade e a busca por inovação. O resultado desse trabalho é apresentado todo final de ano na feira onde os estudantes levam os seus produtos para serem comercializados.

Na lojinha ‘Cheirinho Bom’, da escola Pedrina Pompeu Bastos, montada na feira, os alunos da professora Juliana Marques vendiam, por um precinho camarada, álcool em gel aromatizado para as mãos, aromatizantes de ambientes, cremes para massagens, entre outros. Tudo produzido por eles durante as atividades do JEEP. “É muito prazeroso trabalhar nesse projeto com eles. Desde a fabricação dos produtos, às aulas sobre preços e trocos, eles se envolvem e participam bastante”, conta a educadora.

Espaço exclusivo a empresas e startups visa impulsionar empreendedorismo

O prefeito Marco Aurélio Gomes participou da feira e ressaltou que o Projeto Jovens Empreendedores faz parte do modelo de Educação adotado em Itanhaém. “Trabalhamos educando as nossas crianças e jovens para o futuro. Estamos preparando novos empreendedores, novos cidadãos que tornarão nossa cidade cada vez melhor”.

Falando para os estudantes presentes, o prefeito disse que sente orgulho “em saber que estamos oferecendo uma educação de qualidade que permitirá que cada um de vocês dispute, no mínimo, em igualdade de condições com qualquer jovem do Brasil”.

Após a cerimônia de abertura, os estudantes abriram “seus estabelecimentos comerciais”, com os mais variados produtos. Representantes das escolas de 15 aldeias indígenas da região também participaram. “tudo isso é resultado de muito empenho dos dirigentes, assessores e todos os profissionais da Educação”, ressaltou o secretário de Educação Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues.

Durante a feira, cada escola da cidade montou a sua loja com os produtos dos estudantes. Um dos negócios da unidade municipal Divani Maria Cardoso levados à Feira Jovem Empreendedor foi uma loja temperos.  E a assessora pedagógica Deby Conceição, junto com as professoras Helena Rodrigues Villela e Rosa Juliana do Nascimento contam com entusiasmo todo a preparação para o projeto. “Antes de hoje, nós fizemos uma feira na escola e foi muito bom. Vendemos muitos produtos. Ensinamos que o dinheiro que conseguimos deveria ser reinvestido para a feira de hoje”, contam.

Mas o que os alunos farão com todo dinheiro arrecadado? “Eles decidiram que vão usar para fazer a festa de fim de ano deles”, revelou Rosa Juliana.  Isso é prova que o projeto está dando resultado e a garotada está pagando a diversão com o dinheiro que conquistou.

Também participaram da Feira  a diretora de Educação Lilian Batalha e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itanhaém, Daily Kubagawa Gomes.

Palavras-chave: , , , , , , , ,