Publicado em: 19/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18

Alunos conquistam 40 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

A JATO - Um estudante da escola Dalva Dati foi selecionado para a Jornada de Foguetes, no Rio de Janeiro

Igor Ferreira Barca, 12 anos, da E.M Dalva Dati Ruivo, construiu um foguete que, ao ser lançado na praia, alcançou 147 metros, o projeto foi orientado pelo professor de ciências Alex Borges

Para grande maioria das pessoas os mistérios que envolvem o universo e os corpos celestes são indecifráveis.  Mas os alunos das escolas municipais e da ETEC conseguiram desvendar os enigmas propostos pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e conquistaram um total de 40 medalhas, sendo cinco de ouro, 13 de prata e 22 de bronze. Além disso, o aluno Igor Ferreira Barca da E.M Dalva Dati Ruivo foi convidado para participar da Jornada de Foguetes, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A Escola Municipal Bernadino de Souza Pereira conquistou 26 medalhas, sendo duas de ouro, onze de prata e 13 de bronze. Para a aluna Heloisa Ferreira Borges, de 12 anos, a experiência foi muito legal e o resultado foi melhor ainda, já que ganhou medalha de ouro. A facilidade da garota em resolver os desafios propostos pela OBA foi graças ao conteúdo passado pelos professores de geografia, ciências e matemática.

Projeto de escola de Itanhaém é destaque no Troféu Proler Baixada Santista

Há dez anos que a professora de geografia Joelma Porto trabalha na instituição de ensino e aplica as provas da OBA. Pelo tempo de experiência, Joelma já conhece a linha de pensamento do instituto e realiza uma preparação para a prova, que consiste em trabalhar com os alunos conteúdos sobre o sistema solar e toda a parte de astronomia. Os professores de matemática e ciências ajudam na parte dos cálculos e assim realizam um trabalho em conjunto.

A prova foi aplicada em maio e continha sete perguntas de astronomia e três de astronáutica, algumas exigiam respostas de múltipla escolha e outras dissertativas. Sarah Marques, 12 anos, participou pela segunda vez da OBA, mas este ano foi mais especial, pois conquistou medalha de ouro para a E.M Bernadino de Souza e encheu os pais de orgulho.

13ª Mostra de Foguetes

Utilizando materiais recicláveis, como garrafas pets e sacola, o aluno Igor Ferreira Barca, 12 anos, da E.M Dalva Dati Ruivo, construiu um foguete que, ao ser lançado na praia, alcançou 147 metros. O professor de ciências Alex Borges de Campos Filho inscreveu e enviou os dados do lançamento de Igor para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que também faz da OBA.

Participaram MOBFOG 154.578 estudantes de 2.786 escolas de todo o país, e Igor foi contemplado com medalha de bronze e, além disso, foi convidado para participar da Jornada de Foguetes que acontecerá de 18 a 19 de dezembro, no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Desde 2012, a escola realiza o lançamento dos foguetes feitos pelos estudantes, mas só este ano conseguiram ganhar essa oportunidade de mostrar o trabalho que foi desenvolvido por um dos seus alunos. A base que lançou o foguete foi construída nas aulas de Robótica pelo professor de ciências Alex. “Essa oportunidade é importante para divulgar o trabalho que a escola faz e também é um estímulo tanto para ele (Igor) quanto para os outros alunos”, disse Alex.

O intuito da Mostra Brasileira de Foguetes é estimular o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e outras áreas da ciência. O objetivo foi cumprido já que a MOBFOG despertou em Igor o gosto pelo assunto e o sonho de construir foguetes para a NASA. O sorriso no rosto do garoto entrega toda a felicidade e ansiedade para o evento.

Será uma experiência única em que ele poderá conhecer pessoas de todo o Brasil e realizar a trocar conhecimento. O momento ficará gravado para sempre em sua memória. A direção da escola Dalva Dati está realizando eventos e rifas para conseguir arcar com as despesas da viagem de Igor e do professor Alex para o Rio de Janeiro, e assim poder realizar o sonho do estudante.

Confira a tabela das escolas medalhista de Itanhaém

Escola

Total de Medalhas Medalhas de Ouro Medalhas de Prata Medalhas de Bronze 22ª OBA ou 13ª MOBFOG
E.M Bernadino de Souza Pereira 26 2 11 13 22ª OBA