Serviços
acessibilidade



Publicado em: 21/11/2019 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:18
[email protected]

Viu um saruê? Não o machuque; saiba o que fazer quando encontrar um

FAUNA - Às vezes confundidos com ratos, eles acabam sofrendo maus-tratos ou mortos, o que constitui crime ambiental



Os animais feridos são resgatados pelo Instituto Gremar e tratados para voltar à natureza (Foto: Instituto Gremar)

Compartilhar:

Você provavelmente já viu um saruê (Didelphis aurita), animalzinho curioso, de hábitos noturnos, similar a um gambá que, muitas vezes, é visto passeando por quintais em cima de muros ou até mesmo nas ruas. Estes bichos não fazem mal a ninguém, pelo contrário, contribuem para a dispersão de sementes, tornando-se peça importante para a fauna local. Às vezes confundidos com ratos, eles acabam sofrendo maus-tratos ou mortos, o que constitui crime ambiental.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O Instituto Gremar é responsável pelo estudo e preservação da fauna local e está localizado na Avenida Presidente Vargas, 597, no Centro. Qualquer dúvida ou denúncia pode ser feita pelo telefone (13) 3426-8168. “É importante proteger esse bichinho em todas as épocas do ano. Eles fazem parte da nossa fauna nativa e são muito importantes para o equilíbrio ecológico”, afirma Rosane Farah, bióloga responsável pelo Instituto Gremar de Itanhaém.

A primavera é a estação em que ocorre a reprodução desses animais, portanto, torna-se mais comum se deparar com as fêmeas e seus filhotes, o que as torna mais ariscas. Em 2018 e 2019, cerca de 100 animais foram resgatados pelo Gremar e encaminhados para a reabilitação, para os tratamentos apropriados e, eventualmente, reinseridos na natureza.

Devido à perda de seu habitat, os saruês começaram a se adaptar ao ambiente urbano e é comum vê-los buscando alimento em lixeiras ou até mesmo nas residências das pessoas. Portanto, é essencial lembrar-se de tampar as lixeiras e não deixar alimentos expostos.


Palavras-chave: , , , , , , ,