Publicado em: 22/11/2019 - Última modificação: 06/12/2019 - 16:26
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Exposição ‘África em Nós’ retrata a herança e influência africana

IMAGENS - As fotografias estão expostas na Pinacoteca Municipal até o dia 16 de dezembro



A mostra 'África em Nós' é resultado de uma campanha promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado

Compartilhar:

Diversos fotógrafos amadores e profissionais mostram através das lentes de suas lentes a herança e a influência africana presentes no cotidiano brasileiro. As 15 fotografias que compõem a exposição ‘África em Nós’ poderão ser apreciadas até dia 16 de dezembro, na Pinacoteca Municipal, situada no Centro Histórico. O horário de visitação é das 9 às 17 horas, de terça a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

A diversidade cultural brasileira é muito vasta e o intuito da exposição é o de estimular o olhar das pessoas para as origens e raízes culturais, para que, assim, possam aprender a conviver com essas diferenças de forma a respeitar, incluir e valorizar todas as matrizes culturais.

A mostra ‘África em Nós’ é resultado de uma campanha fotográfica promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que foi concebida há dez anos e já passou por todo o Estado. Com curadoria do fotógrafo Walter Firmo a exposição completa é composta por uma centena de fotos vencedoras.

Leia mais

Exposição mostra a triste consequência do racismo no Brasil

Curador

Walter Firmo, além de fotógrafo autodidata é jornalista e professor. E, no inicio de sua carreira como repórter, ganhou o Prêmio Esso, em 1963, pela matéria “Cem Dias na Amazônia de Ninguém”. Walter também foi premiado sete vezes no Concurso Internacional de Fotografia da Nikon. O fotógrafo se destaca pela exploração da cor da luz, por retratar importantes cantores da música popular brasileira, pesquisas sobre festas e folclore nacional.

“Participar da campanha África em Nós significa semear aquilo que o meu trabalho mostrou ao longo desses anos, que nada mais é do que apresentar a África no Brasil. Essa campanha é o reencontro do que somos; todos os brasileiros são marcados pela africanidade – seja na música, na gastronomia, no jeito alegre de ser. Cada um tem uma África dentro de si”, afirmou Walter Firmo.


Palavras-chave: , , , , , , , , , , ,