Publicado em: 08/01/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 11:16

Carreta da Mamografia oferece exames gratuitos na Praça Narciso de Andrade

SAÚDE - Mulheres acima de 50 anos poderão ser atendidas de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico

Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas.

Em Itanhaém, mulheres acima de 50 anos poderão realizar o exame de mamografia de forma gratuita e sem necessidade de pedido médico a partir desta terça-feira (21). Isso porque a carreta do Programa Estadual “Mulheres de Peito” está no Município para oferecer à população um dos procedimentos mais importantes para a saúde feminina. Os atendimentos acontecerão até o 30 de janeiro na Praça Narciso de Andrade, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

“Receber a carreta em nossa região é uma alegria, pois a mamografia é essencial para o bem-estar, e a chegada da unidade móvel facilitará o acesso dela às mulheres de nosso Município”, pontua o prefeito, Marco Aurélio Gomes.

Vale ressaltar que mulheres com idade de 35 a 49 anos também podem ser atendidas, desde que apresentem o RG, cartão do SUS e solicitação médica. Também é importante lembrar que se forem detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será convocada para análises complementares que acontecerão durante os dois últimos dias da carreta no Município, ou seja, nos dias 31 de janeiro e 1° de fevereiro.

Os exames serão realizados de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e serão distribuídas 50 senhas a partir das 8 horas. No sábado (25) serão distribuídas 25 senhas e no último sábado (1º), a equipe de atendimento dará prioridade para os exames de USG necessários para complementar as mamografias, até às 13 horas. Para ser atendida é necessário comparecer nos dias e horários disponíveis portando RG e cartão SUS.

Fique atento: Verão exige maiores cuidados com a sua saúde

Na carreta, uma equipe multidisciplinar ficará à disposição da população. Além disso, o veículo conta com aparelhos de mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

Haverá atendimento também para os homens que já foram examinados por um médico. Para isso, é necessário levar encaminhamento assinado por um profissional, independente da idade.

IMPORTANTE

Caso você não consiga ir até a carreta de mamografia, o programa Mulheres de Peito também oferece agendamento pelo telefone 0800-779-0000. O contato fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

DADOS

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), um estudo sueco mostrou que mulheres com câncer de mama que realizaram o procedimento de mamografia periodicamente apresentaram redução de 60% na taxa de mortalidade – 10 anos após o diagnóstico – em comparação àquelas que não o fizeram.

Palavras-chave: , , , , ,