Serviços
acessibilidade



Publicado em: 14/01/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:38
[email protected]

Casa do Artesão oferece curso de marchetaria; aulas iniciam nesta quarta

ARTESANATO - O espaço está localizado na Avenida Presidente Kennedy, 222, na Praia dos Sonhos



O professor Vicente da Costa Videira é quem ensinará as técnicas

Compartilhar:

Nesta quarta-feira (15), às 10 horas, iniciam-se as aulas de marchetaria, uma arte que consiste em folhas de madeira organizadas de modo a formarem desenhos geométricos. As aulas semanais ocorrerão na Casa do Artesão, localizada na Avenida Presidente Kennedy, 222, na Praia dos Sonhos, com o professor Vicente da Costa Videira, que trabalha com esta técnica há 12 anos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

O curso será dividido em três etapas, cada uma com duração entre três e quatro meses. A primeira é um passo a passo, na qual os alunos serão introduzidos aos primeiros fundamentos da marchetaria, produzindo trabalhos geométricos. São utilizadas ferramentas como estiletes, réguas e uma base de corte.

Na segunda parte serão explorados desenhos orgânicos, com formas não necessariamente lineares, como pessoas, animais ou plantas. A última etapa é como um encontro de marcheteiros. Um grupo se reúne com frequência para a troca de saberes e experiências. São ensinadas técnicas diferentes que podem aperfeiçoar a produção, como a flocagem, sombreamento e pirografia.

Seu Vicente é paulistano, mas mora em Itanhaém desde 1973. Cursou engenharia e trabalhou na área até sua aposentadoria, quando começou a investir na marchetaria. Por mais que tenha iniciado tarde, é uma arte da qual esteve sempre próximo, pois seu avô era marceneiro e marcheteiro. Atualmente, ele dá aulas em São Paulo, como voluntário, no Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO), ligado ao SUS.

A marchetaria é uma arte de mais de três mil anos de idade, originária da Macedônia. Consiste em superfícies enfeitadas tanto de móveis quanto de quadros, caixas, etc. Para tal, são usadas finas folhas de madeira de diferentes tipos, cores e texturas cortadas em diferentes formatos.

A Casa do Artesão é uma iniciativa que fomenta e garante visibilidade para o artesanato da Cidade. O espaço conta com cursos de capacitação, exposições, ateliês, workshops, tendas de comercialização dos produtos, além dos encontros do Time do Emprego.


Palavras-chave: , , , ,