Serviços
acessibilidade



Publicado em: 21/02/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34
[email protected]

Em caso de descuido no Carnaval, saiba onde encontrar a PEP, medida preventiva ao HIV

CUIDADOS - Em qualquer suspeita de exposição ao HIV, procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o mais rápido possível



O serviço é considerado de urgência, pois sua eficácia diminui com o passar do tempo

Compartilhar:

Não é novidade que a maneira mais eficaz de evitar a transmissão do vírus HIV é com o uso de preservativo. Porém, a Profilaxia Pós Exposição (PEP) também é uma medida preventiva para quem teve exposição ao vírus. Por isso, neste Carnaval, em qualquer suspeita de exposição ao HIV, procure a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) o mais rápido possível, já que o ideal é tomar a medicação logo nas primeiras duas horas após a exposição ao HIV, e o máximo é apenas até 72 horas depois. A Unidade de Pronto Atendimento fica na Rua José Ernesto Bechelli, s/nº, no Jardim Sabaúna.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Mas afinal, você sabe do que se trata a Profilaxia Pós Exposição e quando usar? Com o objetivo de evitar a contaminação do vírus HIV, a PEP é o uso de remédios por 28 dias. A medicação é recomendada quando o indivíduo não usa camisinha ou ela sai ou estoura, quando alguém sofre violência sexual ou quando a pessoa sofre acidente que envolva material biológico (sangue, líquor, líquidos cavitários).

É importante destacar que este serviço é considerado de urgência, pois sua eficácia diminui com o passar do tempo. Desta forma, é disponibilizado 24 horas por dia no Município.

Leia mais
Folia consciente: campanha de prevenção à ISTs acontece no Carnaval

DEPOIS DO CARNAVAL

O Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI) também disponibiliza a medicação, porém, durante este feriado, não haverá atendimento no local. O serviço volta a funcionar a partir das 12 horas da quarta-feira (26). A partir de então, o CINI atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, na Rua Maranata, 229, no Jardim Sabaúna.


Palavras-chave: , , , ,