Publicado em: 06/03/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:34

Cadastradores e técnicos do Programa Cadastro Único recebem capacitação

SOCIAL - O objetivo é aperfeiçoar o sistema de colhimento de dados do CadÚnico, que reúne informações sobre as famílias de baixa renda

Participaram cadastradores do CadÚnico, assistentes sociais, psicólogas e coordenadores dos CRAS, CREAS e Centro POP

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é o principal instrumento do poder público para identificar e conhecer melhor a realidade das famílias de baixa renda do Município. Por isso, tê-lo sempre atualizado e com a maior quantidade de informações possíveis é fundamental para a aplicação dos programas sociais, como o Bolsa Família, por exemplo.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Para aperfeiçoar esse sistema, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta semana mais uma capacitação de operadores e técnicos do Programa Cadastro Único. O curso aconteceu no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes.

O CadÚnico possui informações como características da residência das famílias, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras. “Hoje é o momento deles entenderem a importância do cadastrador e de fazer um serviço bem feito, porque a partir do Cadastro Único que são definidos os auxílios às famílias e, caso alguma coisa esteja sendo preenchida de forma errada ou desalinhada, pode trazer consequências para as famílias”, disse Tatiana Vedovelli, coordenadora do CRAS do Suarão e gestora do programa Bolsa Família uma das orientadoras da capacitação.

O curso ocorreu em dois períodos. A turma da manhã era composta por cadastradores do programa Cadastro Único e a da tarde por assistentes sociais, psicólogas e coordenadores dos CRAS, CREAS e Centro POP.

Adote um projeto social sem tirar a mão do bolso: destine parte de seu Imposto de Renda

Em Itanhaém há 19.137 famílias estão inseridas no Cadastro Único e a taxa de atualização cadastral é de 82,07%. O foco da gestão é justamente manter a qualidade dos dados para que os beneficiários não tenham problemas junto aos programas assistenciais do Município.

A capacitação contou com a participação da gestora do Bolsa Família da Educação Ana Luiza Machado Aguiar, o gestor do Bolsa Família de Saúde Eduardo dos Santos Aguiar  e da assistente social do INSS de Itanhaém Fernanda Monte Alegre. Esses profissionais esclareceram dúvidas a respeito de casos que foram citados pelos operadores e técnicos.

Palavras-chave: , , , , , ,