Publicado em: 27/04/2020 - Última modificação: 16/11/2020 - 10:32

Museu distribui máscaras a idosos; a ação acontece até quinta no Centro Histórico

AJUDA - São 300 unidades produzidas de tecido para uso da proteção facial

As proteções serão entregues ao grupo de risco, acompanhadas de bilhetes com instruções sobre os cuidados necessários no momento de lavar o tecido

Com o objetivo de aumentar o acesso dos idosos a uma das medidas de proteção na luta contra o coronavírus, a Biblioteca Municipal Paulo Bomfim doará ao público da terceira idade cerca de 300 máscaras produzidas de tecido no período em que o uso da proteção facial se tornou obrigatório para sair às ruas. Os equipamentos são distribuídos até quinta-feira (30), das 10 horas às 13h30, no Museu Conceição de Itanhaém, localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Estampadas ou coloridas, as máscaras recebem proteção com dupla camada de tecido, que segundo estudo publicado recentemente na revista ‘ACS Nano’ mostrou que uma combinação de tecidos, com duas ou mais, pode filtrar até 99% das gotículas quando uma pessoa infectada tosse ou fala próxima de alguém saudável.

Os tecidos que antes estavam sem uso nas residências das profissionais ganharam novo destino. A bibliotecária Maraléia Menezes e a artesã Dirce de Paula deram nova utilidade ao material, transformando-os em máscaras faciais. “Quando vi o tecido em casa, percebi que era a oportunidade perfeita para ajudar quem tanto precisa. Conseguimos produzir um número significativo para doar às pessoas”, ressalta Léia, como é conhecida pelos amigos.

As proteções serão entregues ao grupo de risco (pessoas com idade acima de 60 anos), acompanhadas de bilhetes com instruções sobre os cuidados necessários no momento de lavar o tecido.

Palavras-chave: , , , ,