Publicado em: 21/12/2020 - Última modificação: 22/01/2021 - 17:56

Itanhaém conta com 156 policiais militares para Operação Verão + Seguro

POLICIAMENTO - Para dar suporte às ocorrências no menor tempo-resposta, os policiais contarão com viaturas, motocicleta e bicicletas

O reforço soma ao efetivo empregado no Município, que é dividido em turnos.

Itanhaém conta com reforço na segurança durante a alta temporada com 156 policiais militares para a Operação Verão + Seguro 2020/2021, que começou no dia 21 de dezembro e segue até 17 de fevereiro. Houve um aumento no contingente das polícias civil, ambiental e rodoviário, além do Corpo de Bombeiros, com os guarda-vidas, e os profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), que montaram esquema especial para ampliar o patrulhamento em diferentes pontos da Cidade, principalmente onde há maior circulação de pessoas.

Siga a Prefeitura no InstagramFacebookTwitterYoutube e Flickr

O reforço soma ao efetivo empregado no Município, que é dividido em turnos. E, para dar suporte às ocorrências no menor tempo-resposta, os policiais contam com viaturas, motocicleta e bicicletas. Além disso, há também aporte por meio do Dejem, que, assim como a Dejec, permite aos policiais trabalharem voluntariamente em suas folgas, com direito a remuneração adicional.

GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Um esquema especial de segurança foi montado pela Guarda Civil Municipal (GCM), com todo o efetivo na rua. Parte da equipe da corporação atua armada (pistolas semiautomáticas calibre 380) desde 2019. Conforme estabelecido pelo Estatuto Nacional da Guarda Municipal, a GCM realiza patrulhamento preventivo e colabora de forma integrada com os órgãos de segurança pública.

CENTRO DE OPERAÇÃO E INTELIGÊNCIA

O Centro de Operações e Inteligência (COI), uma central de monitoramento que está atenta a cada movimento na Cidade por meio de câmeras distribuídas em pontos onde existe maior concentração de pessoas no Município. A ação faz parte do Programa Cidade Segura, desenvolvido pelo Governo Municipal.

No local, a equipe integrada pela Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito estão em operação durante 24 horas. Os funcionários do COI e os que atuam nas ruas estão em constante comunicação e ambos são informados quando há alguma ocorrência.

ESTRUTURA

O reforço na quantidade de oficiais pela Operação Verão se deve a um convênio entre a Prefeitura de Itanhaém e o Estado, que oferece infraestrutura, alimentação e hospedagem ao efetivo da polícia militar.

Palavras-chave: , , , , ,