Publicado em: 24/02/2021 - Última modificação: 05/03/2021 - 16:28

Casa do Artesão projeta peças de artes com objetivo de exportar para outros países

ARTE LOCAL - A Casa do Artesão realiza diversos trabalhos e desenvolve produtos com temas típicos da nossa região.

A geração de renda em torno dos trabalhos de artesanato, sempre foi um dos objetivos a serem alcançados, além da paixão de trabalhar com as mãos e o prazer de ver as obras apreciadas por pessoas do mundo inteiro. Esse foi o assunto discutido na última reunião que aconteceu na Casa do Artesão que fica localizado no município de Itanhaém no Litoral de SP.

Simone Faya, a coordenadora do local, explica que hoje os artesãos, buscam alcançar objetivos mais audaciosos, um deles é poder ver as obras que são criadas pelos artistas, sendo vendidas e exportadas para outros países.

Algumas peças já foram criadas e estão em fase de conclusão, entre elas temos a obra do Senhor Jagannatha. Na cultura Hindu (Vaishnavas), encontramos referências muito antigas e sugerem que o Senhor Jagannatha considerado o Deus do Universo, foi originalmente adorado pelas tribos de Orissa, consideradas uma linhagem tribal antiga e que continuam a atuar um importante papel nos inúmeros serviços prestados no templo de Jagannatha Puri na Índia.

Para o Secretário Municipal de Relações do Trabalho Eliseu Braga Chagas, a geração de renda dos artesãos, é muito importante, o incentivo ao fomento do artesanato e principalmente com o objetivo de exportar essas obras, trás benefícios para nossa cidade, são os nossos artesãos ultrapassando fronteiras.

O Senhor Vicente, (foto de capa), exibe com alegria, algumas obras de Jagannatha que já foram criadas e se diz animado com o projeto das exportações.

A Casa do Artesão realiza diversos trabalhos e desenvolve produtos com temas típicos da nossa região. Atualmente é responsável pelos programas Sutaco Artesanato Paulista, Meu Emprego Trabalho em Equipe e o Programa Mãos a Obra.

O artesão Ricardo Henrique da Silva fez uma linda obra, talhado em madeira em homenagem a Festa do Divino. Na arte o Pombo Divino, uma tradição da festa religiosa que acontece todos os anos na cidade de Itanhaém. A obra será doada para o Fundo Social de Solidariedade, sua venda será revertida em mantimentos para ajudar pessoas carentes do município.

Os empreendedores artesanais comercializam seus produtos todos os sábados na Feira do Produtor, que acontece das 8 às 13 horas, no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Rua Cunha Moreira no Centro e na Casa do Artesão localizada na Av. Presidente kennedy 222, Praia do Sonho,  de segunda a sábado, das 9 às 16 horas. O telefone para contato é o (13) 3427-5380.