Publicado em: 05/03/2021 - Última modificação: 09/03/2021 - 10:43

Fase vermelha na cidade entra em vigor à meia-noite; veja o que pode funcionar

FASE VERMELHA - Entre as proibições estão, o comércio de ambulantes e a permanência de pessoas com cadeiras e guarda-sóis em todas as praias da cidade.

A cidade de Itanhaém a partir da zero hora deste sábado (06), entra em fase vermelha como determina o plano SP do Governo do Estado. O Decreto seguirá até o dia (19), com o objetivo de amenizar a pressão nos hospitais, em decorrência dos avanços do número de caso do coranavírus.

Em reunião com secretários na tarde desta quinta-feira (04), o prefeito Tiago Cervantes, seguindo as recomendações do Governo de São Paulo, definiu estratégias que sua equipe vai adotar, para colocar em prática as determinações do toque de restrições que rege o decreto da fase vermelha.

De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Regional Marco Vinholi, entre as proibições estão, o comércio de ambulantes e a permanência de pessoas com cadeiras e guarda-sóis em todas as praias da cidade, ficando permitido apenas atividades físicas individuais, respeitando o uso de máscara que é obrigatório. Leia aqui o Decreto publicado hoje (05).

NÃO PODE

• Galerias e comércio de rua
  • Quiosques, e restaurantes (permitido apenas com delivery ou drive-thru)
  • Salões de beleza e barbearias
  • Cinemas, bares, teatros e casas de shows
  • Universidades (permitido apenas para cursos de saúde)
  • Eventos, convenções e atividades culturais
  • Atividades com aglomeração
  • Academias de esporte e centros de ginástica
  • Concessionárias (permitido apenas assistência técnica)

PERMITIDO

• Farmácias e serviços de saúde
  • Mercados, supermercados
  • Escolas (só até 35% de ocupação) e cursos da área de saúde em universidades
  • Igrejas (até 30% de ocupação)
  • Hotéis
  • Construção civil
  • Lavanderias Serviços de segurança pública e privada
  • Empresas de locação de veículos
  • Comércios de assistência técnica em geral

O boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde informa que já foram confirmados mais de 2 milhões de casos de covid-19 no estado e quase 61 mil mortes. O governo de São Paulo diz que os jovens têm ocupado mais e por um tempo maior os leitos de UTI destinados à doença. Nas últimas duas semanas, após o Carnaval, o estado registrou, em média, 93 internações por dia, 60% dos pacientes estão nas faixas de 30 a 50 anos.

Em Itanhaém, com dados divulgados hoje (05), até o momento 3465 pessoas foram contaminadas pela COVID-19, mas 3275 conseguiram se recuperar e 132 foram a óbito.