Publicado em: 01/05/2021 - Última modificação: 03/05/2021 - 15:19

Secretaria do Trabalho apresenta balanço favorável no primeiro quadrimestre

EMPREGO & RENDA - A pasta seguiu as diretrizes do plano de governo do prefeito Tiago Cervantes no apoio ao trabalhador e ao microempreendedor

Encerrado nesta sexta-feira o balanço do primeiro quadrimestre de 2021, a secretaria de Relações do Trabalho apresentou resultado favorável de iniciativas e medidas em prol do trabalhador e do microempreendedor. As ações foram intensificadas nestes primeiros quatro meses do ano, também em função dos impactos econômicos causados pela pandemia do covid-19.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Um dos projetos apresentados pela secretaria foi o Programa Municipal de Formação e Especialização (PROFORME), que integrou todos os cursos profissionalizantes ofertados gratuitamente através dos convênios com o Governo do Estado, Centro Paula Souza, pelas parcerias com o SEBRAE, SENAI e SENAC ou com as instituições públicas e privadas. Também estão neste pacote os cursos que estão sendo contratados pela própria administração, através de concorrência pública a ser anunciada nos próximos dias, com cursos nas áreas de gastronomia, hotelaria, recepção e atendimento. No momento, estão sendo oferecidos 11 cursos, de modo remoto, aos trabalhadores itanhaenses.

Outra novidade foi a integração das diversas linhas de crédito numa só plataforma, através do Programa Municipal do Microcrédito, uma ferramenta online para auxiliar o microempreendedor itanhaense, inclusive os pequenos produtores rurais. As opções vão de R$ 200,00 a R$ 21.000,00. Somente no mês de abril, foram registrados 250 atendimentos na plataforma e foram assinados contratos que juntos, somaram 96 mil reais, auxiliando principalmente os setores de alimentação, vestuário e serviços.

A reorganização do setor passou também pelo novo serviço de atendimento do seguro-desemprego e carteira digital, que foi transferido para o Paço Municipal e registrou 144 atendimentos apenas no mês de abril.

Igualmente importante na geração de renda e oportunidades, a Casa do Artesão recebeu mais atenção. A unidade é vinculada à Sutaco e, em abril, registrou 208 atendimentos. Além disso, está trabalhando em projetos de peças artesanais para exportação.

Já o departamento de atendimento ao trabalhador também passou por uma reformulação. Está entrando em vigor o novo Cadastro Municipal do Trabalhador e do Microempreendedor, uma plataforma completa que inclui até mesmo um serviço de telemarketing, a fim de ampliar o banco de vagas e facilitar o acesso às ofertas de trabalho e oportunidades aos que desejam trabalhar por conta própria.

Em paralelo a tudo isso, a secretaria reorganizou o Conselho Municipal do Emprego, com uma nova formação, privilegiando os comerciantes e empregadores com as principais cadeiras, justamente visando melhorar o ambiente de negócios, trabalho e empreendedorismo na cidade.

Na avaliação do responsável pela pasta, Eliseu Braga Chagas, tais ações vêm ao encontro das metas estabelecidas pelo prefeito Tiago Cervantes quando iniciou o governo, em janeiro passado. “Sabemos que a geração de emprego depende muito da conjuntura nacional e de uma série de fatores que impactam no humor da nossa economia. Contudo, estamos trabalhando arduamente para fazer a parte que compete à Prefeitura em todo esse processo de revitalização econômica do município”, finalizou o secretário.