Serviços
acessibilidade



Publicado em: 07/05/2021 - Última modificação: 26/08/2021 - 16:47
[email protected]

Inscrição para o alistamento militar obrigatório encerra dia 31 de agosto

ENDEREÇO - O Serviço da Junta Militar fica na Av. Harry Forssell nº 1505, Box nº 6 - Jardim Sabaúna (Dentro da Rodoviária). O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 09h ás 12h e das 13h ás 16h.



Compartilhar:

As inscrições para o alistamento militar obrigatório encerra dia 31 agosto. Os jovens brasileiros do sexo masculino, que completam 18 anos em 2021, devem se inscrever preferencialmente por meio do site de alistamento militar.

Para os jovens que não tem acesso a internet, poderão estar realizando as inscrições no Posto de Atendimento da Junta Militar, localizado na Av. Harry Forssell nº 1505, Box nº 6 – Jardim Sabaúna (Dentro da Rodoviária), de segunda a sexta-feira, das 9h ás 12h e das 13h ás 16h. Para mais informações o telefone de contato é whatsapp (13) 99673-0922.

O coordenador de Serviço Militar do Ministério da Defesa, coronel Fernando Penaço, afirmou que a modalidade de inscrição on-line é uma forma de evitar aglomerações por conta do coronavírus. “A ideia do alistamento on-line é facilitar a vida do cidadão. Ou seja, ele poderá acessar de casa pelo celular, pelo computador, sem ter o problema de enfrentar filas, gastar dinheiro com transporte e outros mais.”

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Impedimentos

Caso o candidato perca o período de alistamento ou não cumpra a Lei nº 4.375, de 1964, que coloca o serviço militar para jovens do sexo masculino como obrigatório, está sujeito a multa e fica em débito com o Serviço Militar.

Isso gera impedimentos como não poder tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), obter ou renovar passaportes, matricular-se em instituições de ensino ou editais para concurso público, assinar contratos com governos e empresas e ingressar no serviço público.

“O Serviço Militar é um importante instrumento de afirmação da unidade nacional. Ele forma cidadãos com espírito cívico, com valor de solidariedade, justiça, princípios éticos e forte sentimento patriótico”, ressalta o coronel.