Publicado em: 10/05/2021 - Última modificação: 14/05/2021 - 15:32

Saúde vacina idosos com mais de 60 anos e portadores de Síndrome de Down

CORONAVÍRUS - Para receber a vacina, o interessado deve fazer o cadastramento nas USFs ou diretamente no aplicativo do site da Prefeitura, que inicialmente acontece apenas pelo computador desktop

Conforme anunciado pelo Governo do Estado de São Paulo, Itanhaém continua avançando nos grupos prioritários previstos no cronograma de vacinação. Nesta terça-feira (11) e quarta-feira (12), será a vez dos portadores de Síndrome de Down receberem a primeira dose da vacina contra o Coronavírus.

Nesta terça-feira (11), a vacinação deste público alvo será na sede da  Associação de Pais e Amigos Excepcionais de Itanhaém (APAE), localizado na Rua Ana Maria Martins Rivera, 10, no Jardim Corumbá. O telefone para contato é o (13) 3427-6054 ou (13) 99756-0435. Já na quarta-feira (12), a imunização acontece no Centro de Orientação aos Deficientes de Itanhaém (CODI), na Rua Olavo Pezzotti, 158, no Suarão, telefone (13) 3427-8145.

No ato da imunização é necessário informar o nome do médico que faz o acompanhamento, como também o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Não é necessário o agendamento.

60+

Durante esta semana, a Secretaria de Saúde continua com a vacinação dos idosos com 60 anos ou mais. O agendamento é realizado após o cadastro nas Unidades de Saúde da Família (USF), ou através do aplicativo no site da Prefeitura de Itanhaém, que inicialmente realiza a inscrição apenas pelo computador desktop.

A aplicação da vacina está sendo realizada no Posto Volante da Vacinação, na Rua Aécio Menucci, 281, no Centro, e também no Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, Centro.

VACINAÇÃO DE GESTANTES

O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra Covid-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades, prevista para começar nesta terça-feira (11) em todo o Estado, em virtude do comunicado da Anvisa emitido na noite de segunda-feira (10).

CADASTRAMENTO

Para efetuar o cadastro prévio nas Unidades de Saúde da Família (USF), ou através do aplicativo no site da Prefeitura de Itanhaém (Inicialmente apenas pelo computador desktop), é importante informar corretamente o número do cartão SUS, o CPF, data de nascimento, além de nome e endereços completos, telefones e e-mail. Todos os dados informados serão conferidos posteriormente. Após o preenchimento total do formulário é gerado um número de protocolo para controle.

Depois do registro, o agendamento será realizado pelo Call Center da Secretaria de Saúde através de convocação por telefone, WhatsApp , ou e-mail, por isso é imprescindível, no ato do cadastramento, informar corretamente todos os contatos.

Itanhaém é a segunda cidade da região da Baixada Santista que mais vacina sua população. Até hoje (10), o site do Governo do Estado de São Paulo, #Vacinajá, indicava que 19,61% dos moradores do município já receberam o imunizante. No total foram aplicadas 33051 doses, ou seja, 20220 com a primeira dose e 12831, com a segunda.

FALTA DE DOSES

O município continua cobrando dos governos Estadual e Federal o déficit do número de doses enviadas ao município. Atualmente ainda existe uma defasagem de cerca de mil doses da CoronaVac, para as faixas etárias acima de 68 anos de idade.

VACINA CONTRA A FOME

Itanhaém é uma das cidades da região que aderiu à campanha do Governo do Estado “Vacina contra a Fome”. No momento da vacinação, quem puder doar voluntariamente alimentos não perecíveis, preferencialmente arroz, feijão, macarrão, e também leite em pó para auxiliar as famílias carentes, podem entrega-los nos postos de vacinação. Toda doação, será destinada ao Banco de Alimentos para a montagem de kits emergenciais. Os alimentos serão distribuídos às famílias em vulnerabilidade social, cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

Confira abaixo os endereços e telefones para o agendamento da vacina contra a COVID-19:

• USF Loty – Alameda Guaraçai s/n, Campos Elísios – Telefone: (13) 3424-3279
  • USF Suarão – Av. Padre Teodoro Ratisbone, 921 – Suarão –Telefone: (13) 3426-1577
  • USF Savoy – Rua Jaime Lino dos Santos, 290 – Savoy –Telefone: (13)3426-1798
  • USF Oásis – Rua Estanislau Gerônimo, 418 – Jd Oásis –Telefone: (13) 3427-7533
  • USF Centro – Av. Tiradentes, 98 – Jd Mosteiro – Telefone: (13) 3426-4685
  • USF Belas Artes – Rua Ana Maria Martins Rivera, 10 – Jd Corumbá – Telefone: (13) 3426-1402
  • USF Guapiranga – Rua Baltazar Sebastião Ribeiro Nicolau, 394 – Jd Umuarama – Telefone: (13) 3426-5807
  • USF Coronel – Av. Domingos Perez Domingues, 734 – Jd Coronel – Telefone: (13) 3427-5524
  • USF Grandesp – Av. Alemanha, 108 – Jd Santa Júlia – Telefone: (13) 3425-3375
  • USF Gaivota – Av. Flacides Ferreira, 500 – Gaivota – Telefone: (13) 3429-1410