Publicado em: 17/05/2021 - Última modificação: 18/05/2021 - 18:59

Programação da Semana Nacional de Museus acontece até sexta (21)

CULTURA - Durante esta semana, o Museu Conceição de Itanhaém, importante patrimônio histórico do Município, divulga sua programação, ampliando suas atividades desenvolvidas

Itanhaém está participando da Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com uma programação especial que conta com palestras de diversos temas, será apresentada pelo Youtube da Prefeitura de Itanhaém.

A semana acontece anualmente e celebra o Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. No evento, museus e outras instituições culturais brasileiras, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial para o período.

Neste ano, o tema escolhido foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus reforçando a ideia que só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente.

Durante esta semana, o Museu Conceição de Itanhaém, importante patrimônio histórico do Município, divulga sua programação, ampliando suas atividades desenvolvidas.

A programação contará com três palestras e uma oficina de artes. Confira:

Terça- feira (18)

Horário: das 15 às 15h30

Abertura: Diretor de Cultura Tony Sheen

Palestra: As Diretrizes e os Desafios das Políticas de Museus, por Beatriz Royer, consultora de projetos museológicos e representante regional do SISEM.

Museu Conceição de Itanhaém – Revendo o seu tempo, virando o futuro sobre a ótica do passado, por Fátima Cristina Pires, Historiadora e Assessora de Orientação Educacional.

Quarta-feira (19)

Horário: das 15h30 às 16h30

Palestra: A Importância da Função Museu na Construção do Cotidiano Social, por Marjorie C. F. Medeiros, diretora da Pandora Cultural.

Quinta-feira (20)

Horário: das 15h30 às 16h20

Palestra: Ação Educativa – O imaginário Caiçara na Arte da Memória, por Lourdes Marszolek, arte-educadora, curadora, conselheira dos museus paulistas e dirigente do AMPARARTE.

Sexta-feira (21)

Horário: das 15h30 às 16h20

Palestra: Interações Museais no Cenário da Cidade –  A questão do Museu e a Paisagem, por Regina Helena Vieira Santos, Arquiteta, Urbanista e Pesquisadora/professora.

Horário: das 16h20 às 16h30

Encerramento das Atividades da Semana de Museus.