Publicado em: 20/05/2021 - Última modificação: 20/05/2021 - 16:27

Mutirão de combate ao Aedes Aegypti visita o Jardim Laranjeiras nesta sexta-feira (21)

TODOS CONTRA A DENGUE - É solicitado aos moradores que retire de suas residências os materiais que possam servir de possíveis criadouros

Um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti será realizado nesta sexta-feira (21), das 9 às 14 horas, no Jardim Laranjeiras. A ação acontece entre as ruas, Avenida Marginal, Emídio de Souza, Rua Diana, Rua Olímpia, Rua da Associação e todas as transversais, totalizando 44 quarteirões.

O evento será nas áreas de maior índice positivo de Dengue e conta com o apoio da Secretaria de Saúde, Departamento de Endemias, Atenção Básica, Comunicação e Regional do bairro.

Um carro de som será usado para circular pelas ruas solicitando que a população retire os materiais que possam servir de possíveis criadouros (plásticos em geral, pneus velhos, vasilhas, lonas e encerados) e, caso necessário, que seja colocado nas esquinas das vias principais para ser recolhido com o auxílio de um caminhão cata-treco.

Uma tenda será montada e contará com a presença do Agente de Endemias da Unidade local e um IEC com informações sobre o ciclo do mosquito, orientando e anotando denúncias. Com ajuda de caixas de som estarão informando os cuidados a serem adotados pela população em suas residências, o local poderá ser usado também como ponto fixo para descarte de possíveis criadouros que serão recolhidos e entregue aos Ecopontos.

Equipes de Agentes (Endemias/Comunitário) percorrerão os quarteirões onde divulgam a ação e orientam sobre as doenças transmitidas pelo Aedes. Também serão formadas equipes de desinsetização que irão aplicar inseticidas (nebulização) no material reciclado recolhido assim como nas áreas públicas.

Segunda a Vigilância Epidemiológica, o último boletim de casos no município no mês de maio, haviam 394 casos confirmados de dengue e apenas 3 casos de chikungunya,  desde o início do ano. Nenhum caso de zika foi registrado.

Resumo do Mutirão no Jardim Oásis

Na última terça-feira (18), o mutirão de combate ao Aedes Aegypti aconteceu no bairro do Jardim Oásis. Durante a ação, 35 quarteirões foram visitados, sendo que 467 casas foram abertas, vistoriadas, e orientadas com distribuição de panfletos.

Na oportunidade, houve a eliminação de 67 focos de larvas, sendo nebulizados e desinsetizados seis quarteirões onde haviam casos confirmados de dengue. No total, 997 locais foram visitados pelos agentes de Endemias e de Saúde.  Ainda durante a ação, seis toneladas de materiais inservíveis, potenciais criadores do mosquito, foram recolhidas.