Publicado em: 02/06/2021 - Última modificação: 02/06/2021 - 19:23

Semana do Meio ambiente reforça ações de proteção e combate às invasões

ATIVIDADES - Entre as ações estão o plantio de mudas nativas, plano de contingência da Defesa Civil, portal de castração e o lançamento do Projeto Piloto Hortas Urbanas.

Itanhaém celebra a Semana do Meio Ambiente com uma programação que alterna atividades presenciais e remotas. Nesta quarta-feira (2), os novos Brigadistas de Combate ao Incêndio Florestal receberam das mãos do prefeito Tiago Cervantes o certificado de participação do primeiro curso técnico promovido pela Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros.

Durante o ato, o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Faria, entregou ao prefeito e ao comando da corporação do Corpo de Bombeiros o Plano de Contingência da Defesa Civil 2021/2022. O documento estabelece as ações de proteção e o planejamento prévio na gestão de desastres.

Entre as iniciativas que integram as comemorações da Semana do Meio Ambiente, destaque para o plantio de 100 mudas nativas em área desmatada para ocupação irregular no Jardim Maranata. O prefeito Tiago Cervantes elogiou a integração entre setores da Prefeitura e com as forças de segurança. “Todo esforço é importante e necessário para garantirmos o desenvolvimento sustentável e o crescimento organizado da cidade”, disse.

Toda a ação foi realizada em conjunto com a Polícia Militar Ambiental.

Outra importante ação será o lançamento do Portal de Castração, no site da Prefeitura de Itanhaém, na sexta-feira (04), e o lançamento do Projeto Piloto Hortas Urbanas, no Centro de Pesquisas e Educação Ambiental, que acontece no sábado (05).

“As ações desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, durante a Semana Nacional do Meio Ambiente, buscam conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, e também, na constante busca por viver uma cidade sustentável, que proporcione ainda mais qualidade de vida à população”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

GUARDA AMBIENTAL

O secretário de Trânsito e Segurança, Milton Campos, destacou o chamamento de 30 novos guardas municipais aprovados em concurso público e a criação da corporação ambiental para fortalecer as ações de preservação do meio ambiente.

DEFESA CIVIL EM NOVO ENDEREÇO

A Defesa Civil de Itanhaém está atendendo a população em novo endereço: Avenida Washington Luiz, 19, no Centro. Os telefones são: 3427.8352 e 98108.5449