Serviços
acessibilidade



Publicado em: 07/06/2021 - Última modificação: 17/06/2021 - 16:42
[email protected]

Itanhaém completa um ano da disponibilização de método inovador de combate ao HIV

HIV - Se utilizado corretamente, o método Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PrEP) apresenta eficácia acima de 95%, sendo extremamente seguro em pessoas com maior risco de adquirir a infecção



Compartilhar:

Neste mês de junho, Itanhaém completa um ano da disponibilização do método Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV (PrEP), que consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo vírus e promover uma vida sexual mais saudável.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Hoje, a PrEP é indicada para segmentos populacionais prioritários de acordo com a avaliação do risco e critérios de elegibilidade. Como exemplo: gays; pessoas trans; pessoas que usam álcool ou outras drogas; pessoas privadas de liberdade e trabalhadores/as sexuais.

Lançado no Brasil em 2017, o PrEP, é a mais nova opção de prevenção. O medicamento consiste no uso de antirretrovirais (Tenofovir 300mg+Entricitabina 200mg) em um único comprimido, para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. Deve ser tomado diariamente, caso contrário, pode não haver concentração suficiente do remédio na corrente sanguínea para impedir que o vírus se instale.  Se utilizada corretamente, a estratégia apresenta eficácia acima de 95%, sendo extremamente segura em pessoas com maior risco de adquirir a infecção.

Em Itanhaém o acesso para esse método preventivo é realizado no Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), localizado na Estrada Gentil Peres, nº 260, no Jardim Umuarama. Para os interessados, o plantão de acolhimento acontece de segunda à sexta das 8 às 9 e das 13 às 14 horas (exceto as quartas pela manhã). É necessário apresentar documento com foto.

Entre os métodos que fazem parte das formas de Prevenção Combinada estão: Testagem para HIV; Profilaxia Pós-Exposição (PEP); Uso regular de preservativos; Gerenciamento de vulnerabilidades; Diagnóstico precoce de IST; Supressão da replicação viral pelo tratamento antirretroviral; entre outros.