Publicado em: 08/06/2021 - Última modificação: 09/06/2021 - 11:56

Dia de Anchieta terá Missa e Webinar no canal da Prefeitura no Youtube

CO-PADROEIRO - Conhecido como Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta foi um padre jesuíta, beatificado pela igreja católica em 1980 e canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014.

Em memória ao dia de Anchieta, co-padroeiro de Itanhaém, que acontece amanhã (9), será iniciado o projeto ‘Redescobrindo São José de Anchieta do Brasil’, que tem como objetivo revisitar sua história trazendo a valorização de uma figura tão importante.

Uma Missa Solene em homenagem ao padre será realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, nesta quarta-feira(9), às 12 horas, na Igreja Matriz de Sant’Anna, localizada no centro. Diante do cenário de pandemia, não foi possível organizar uma programação festiva e a missa seguirá todos os protocolos sanitários evitando a disseminação do coronavírus.

Conhecido como Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta foi um padre jesuíta e teve grande parte da sua trajetória de vida ligada a nossa cidade. Anchieta foi beatificado pela igreja católica em 1980 e canonizado em abril de 2014.

O projeto ‘Redescobrindo: São José de Anchieta do Brasil’ proposto pela Prefeitura de Itanhaém, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e apoiado pela Prefeitura de Anchieta/ES, contará com Webinar, palestras, exposições e oficinas, além de criar relações e mecanismos protocolares entre cidades que guardam em sua história a importância da passagem de Anchieta.

Confira a programação deste ano:

WEBINAR

Será realizado na quarta-feira (9) às 20 horas, o tema será ‘Anchieta Caiçara: a importância da presença do Jesuíta para a construção da identidade cultural da região’.  Sua apresentação será no Youtube da Prefeitura de Itanhaém.

Participação:

– Welligton Borges, historiador

– Paulo Costa, historiador e presidente do IGHSV (Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente)

– João Carlos Borges, historiador

– Ivan Petri Florentino, historiador e museuólogo

Coordenação: Fátima Cristina Pires, historiadora

EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA

Com o tema também direcionado à Anchieta, a exposição será realizada no Museu Conceição de Itanhaém de terça á sábado das 11 às 17 horas. A apresentação será do artista Ângelo Gil.