Serviços
acessibilidade



Publicado em: 18/06/2021 - Última modificação: 24/06/2021 - 17:08
[email protected]

Fique seguro: Saiba as diferenças entre Gripe, Resfriado e Covid-19

SAÚDE - Se informar e reconhecer os sintomas se tornou ainda mais importante durante a pandemia



Compartilhar:

Com a queda de temperatura e a chegada do inverno, a gripe e o resfriado voltaram a ser doenças comuns no nosso cotidiano. Diante da pandemia, muitas pessoas confundem os sintomas de cada doença e acabam acreditando que estão contaminadas pelo Covid-19. 

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Estar informado sobre a diferença dos sintomas e como identificá-los é extremamente importante, pois muitas pessoas que não contraíram o coronavírus se expõem a riscos em postos de saúde acreditando estarem contaminados, mas apenas estão com gripe ou resfriado, que podem ser tratados em casa.

GRIPE

No caso da gripe e Covid-19, os sintomas são mais difíceis de distinguir pois são muito parecidos. Na Covid-19 a ausência de olfato é muito mais frequente e seus sintomas aparecem lentamente, diferente da gripe que costuma ser mais brusca e apresenta fadiga e dores musculares em sua maioria.

RESFRIADO

Entre as três, é a doença mais leve, um de seus principais sintomas é a constante coriza, pode-se dizer que não existe resfriado sem esse sintoma.
Por não ser grave e normalmente se curar sozinha em dois ou três dias, o resfriado não apresenta tratamento, apenas medicamentos específicos para aliviar os sintomas.

COVID-19 

O Covid-19 apresenta diversos sintomas, muitos parecidos com os da gripe, e afeta as pessoas de diferentes maneiras, a maioria apresenta sintomas leves e não precisam ser hospitalizadas, porém é extremamente importante se cuidar para evitar a contaminação desse vírus, já que ele se prolifera de uma maneira extremamente rápida e pode prejudicar pessoas em situação de risco. 

COMPARE OS SINTOMAS

Sintomas Covid-19 Gripe Resfriado
Febre Comum> Comum Raro
Fadiga Comum Comum Às vezes
Tosse Comum (seca) Comum (seca) Comum (úmida)
Perda de olfato/paladar Comum Às vezes Às vezes
Dores musculares Às vezes Comum Raro
Dor de garganta Às vezes Às vezes Comum
Diarréia Às vezes Às vezes Não há
Dor de cabeça Às vezes Comum Raro
Falta de ar Às vezes Não há Não há
Coriza Raro Às vezes Comum
Espirro Não há Às vezes Comum

Se você apresenta sintomas e está em dúvida entre as doenças, fique atento à evolução dos sintomas. Em caso de mal-estar, forte tosse, febre e sensação de cansaço, procure um serviço de saúde para pedir um exame que confirme ou descarte o coronavírus. 

Vale lembrar a importância sobre a prevenção, não esquecendo dos protocolos de higiene, como lavar as mãos e sempre que possível, o uso do álcool em gel, uso de máscara e distanciamento social, esses hábitos nos ajudam a prevenir outras doenças além da Covid-19.