Publicado em: 05/07/2021 - Última modificação: 13/07/2021 - 10:07

Projeto educacional de Itanhaém é selecionado no Programa Parcerias Municipais

INCENTIVO - A ação implantada na cidade ganhou destaque no Estado buscando garantir que o hábito da leitura não seja interrompido durante a pandemia.

Itanhaém está entre as três cidades do Estado de São Paulo finalistas  e aprovadas como boas práticas no Programa Parcerias Municipais do Governo do Estado. Objetivando universalizar o acesso a pré-escola, o “Projeto de Leitura Interdisciplinar e Institucional Território da Leitura Infantil” concorreu com 723 práticas e 620 municípios.

A ação implantada na cidade ganhou destaque no Estado buscando garantir que o hábito da leitura não seja interrompido durante a pandemia. Sabendo que a leitura desperta nas crianças diferentes habilidades como a linguagem, ampliação do vocabulário, criatividade e descoberta do mundo imaginário, foi necessário que nesse momento atípico as crianças continuassem a ter o acesso aos livros.

Para isso, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes criou por meio do Google Classroom  um território virtual de consulta aos professores, denominado Sala de Literatura Infantil.  Nela, os professores podem trocar livros digitalizados para aperfeiçoar a prática da leitura e sua oferta às crianças.

“Foi preciso repensar na prática de leitura com relação ao manuseio de livros, para seguir os protocolos sanitários, mas era importante que eles continuassem a ter esse acesso. Com o espaço virtual garantimos a leitura nas rotinas domiciliares, incentivada pelos professores”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Segundo a secretária, a seleção de Itanhaém como finalista do programa de parcerias municipais, comprova a qualidade da educação infantil  no município. “A seleção da cidade entre as finalistas do programa é muito importante para a educação de Itanhaém. Ela vem comprovar a qualidade da Educação Infantil no nosso município e a excelência do trabalho dos nossos profissionais. Estamos muito felizes e ansiosos pelo resultado final. Aproveito para agradecer toda nossa equipe que trabalha diariamente com muita dedicação, profissionalismo e responsabilidade”.

O programa Parcerias Municipais é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), voltado para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos paulistas nas áreas prioritárias – saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento socioeconômico – em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.