Publicado em: 12/07/2021 - Última modificação: 15/07/2021 - 11:30

União entre Meio Ambiente e FUNAI promove reflorestamento em terras indígenas

RENOVAÇÃO - O objetivo é restaurar áreas afetadas pelo desmatamento e degradação em terras indígenas.

Willian Ramos e Caique Alves da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Itanhaém acompahado do Diretor da FUNAI

Pensando no reflorestamento de áreas indígenas, a Prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente, está doando 1500 mudas de espécies nativas e frutíferas para a FUNAI de Itanhaém. O objetivo é justamente restaurar áreas afetadas pelo desmatamento em terras indígenas.

Segundo a SEGAT/CR LISE, responsável pela gestão ambiental e territorial que compõe a coordenação Regional do Litoral Sudeste e que está sediado em Itanhaém, o manejo tradicional dos povos indígenas sobre as áreas naturais é extremamente sustentável, porém grande parte das Terras ficam nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, área de coordenação desta Regional, tiveram processos demarcatórios tardios, sujeitando essas terras indígenas a impactos ambientais gerados por ocupações de pessoas não indígenas.

Com o avanço dos processos demarcatórios, garantindo-se os direitos constitucionais de usufruto exclusivo desses territórios, a recuperação de áreas degradadas é uma demanda das comunidades indígenas e importante para a reprodução física e cultural dos povos. Devido a demanda e importância, a FUNAI vem trabalhando através do reflorestamento de áreas degradadas e estabelecimento de sistemas agroflorestais, que favoreçam o modo de vida tradicional dos povos Guarani e Tupi Guarani, além de apoiar a soberania alimentar por meio das frutas nativas e cultivares de espécies tradicionais, promovendo e recuperando a sociobiodiversidade.

A parceria entre a FUNAI e o Banco de mudas da prefeitura de Itanhaém, já vem ocorrendo há alguns anos. Os profissionais e funcionários do setor, entre eles Nicco Lopes Faria responsável pelo banco de mudas, vem colaborando com muito afinco, compartilhando não apenas as espécies nativas, mas também todo conhecimento para ampliar o reflorestamento nas áreas atingidas.

Ainda segundo a FUNAI, esses apoios, favoreceram a recuperação ambiental e reflorestamento em terras indígenas da baixada santista e vale do Ribeira no decorrer dos últimos anos. A recente doação das 1500 mudas vai contribuir ainda mais.

Nesta primeira etapa com a ajuda da empresa Eletronuclear que disponibilizou um caminhão, para transportar aproximadamente 750 mudas onde serão distribuídas  para o reflorestamento e enriquecimento da diversidade das florestas das terras indígenas que ficam entre o litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. As outras 750 mudas serão distribuídas nas terras indígenas de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe.

O SEGAT/CR LISE é responsável por proteger e promover os direitos dos povos indigenas na proteção territorial, gestão e recuperação ambiental, promoção da produção sustentável através do etnodesenvolvimento e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental.

O Banco de Mudas de Itanhaém, promove um importante trabalho na reprodução árvores da nossa região, segundo o responsável pelo departamento Nicco Lopes Faria, no local são cultivados aproximadamente mais de 50 espécie nativas.

O Banco de Mudas de Itanhaém oferece o serviço de “Drive Thru” de mudas, para os moradores da nossa cidade. As mudas doadas podem ser utilizadas em jardins, calçadas, sítios, chácaras, entre outros. As doações são orientadas pela equipe técnica do Centro de Pesquisas e Educação Ambiental, através de informações como locais apropriados para plantio, formas de realizar o plantio e espécies indicadas.

Para a retirada das mudas será necessário o preenchimento de formulário de responsabilidade no próprio local, indicando o local do plantio e a pessoa responsável pela muda. O “Drive Thru” de Mudas Nativas fica no Centro de Pesquisas e Educação Ambiental, localizado na Rua Dom Sebastião Leme, nº 195, Jardim Ivoty. O Horário de atendimento é de Segunda a Sexta das 9:00h ás 14:00h.