Publicado em: 13/07/2021 - Última modificação: 19/07/2021 - 15:42

Itanhaém ganha título de Capital Cultural do Estado e Município Amigo da Cultura Tradicional

PREMIAÇÃO - A cidade foi a única do Estado contemplada com todos os editais do Programa “Juntos pela Cultura 2021”, que resultará em diversas ações culturais no próximo semestre

Itanhaém foi contemplada nesta terça-feira (13), com duas importantes premiações do Programa “Juntos Pela Cultura 2021”, no Palácio dos Bandeirantes. Na oportunidade, o diretor de Cultura, Tony Sheen, representando o prefeito Tiago Cervantes, recebeu das mãos do governador João Dória e do vice-governador Rodrigo Garcia os troféus de Capital Cultural do Estado e Município Amigo da Cultura Tradicional.

Tal fato se deu, após a cidade de Itanhaém ter sido selecionada com as sete chamadas públicas, apresentadas no Programa “Juntos pela Cultura 2021”. A cidade foi a única do Estado contemplada com todos os editais, que resultará em diversas ações culturais no próximo semestre.

O programa que é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria de Desenvolvimento Regional, busca o fomento e difusão cultural, unindo Estado, prefeituras e segmentos artísticos para desenvolver a cultura e a economia criativa em todas as regiões de São Paulo, com gestão e produção da Organização Social Amigos da Arte.

Com a premiação dos editais, o município terá o direito de receber os seguintes eventos culturais de forma online, através da plataforma Cultura em Casa: Virada SP, Circuito SP, Revelando SP, Tradição SP, Arte Urbana SP, Mais Gestão SP e Capacitação Revelando SP.

“Em um momento tão delicado para a Cultura do nosso País, ter esse reconhecimento nos deixa muito feliz. Com muito trabalho e dedicação, vamos aos poucos retomando as atividades culturais da nossa cidade”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Conheça um pouco mais sobre cada atividade contemplada:

VIRADA SP

A Virada São Paulo é o maior evento cultural do interior e litoral paulista, neste ano, Itanhaém foi selecionada entre os 20 municípios do Estado. O evento que será online, devido à pandemia do coronavírus, promete uma maratona cultural, durante 24 horas. Pela classificação, o município passa a integrar a Rede de Capitais Culturais do Estado de São Paulo.

CIRCUITO SP

Promoção da difusão cultural descentralizada, por meio da realização de espetáculos em diversas linguagens artísticas.

REVELANDO SP

O Revelando São Paulo é um projeto que tem como objetivo valorizar e difundir a cultura tradicional do Estado de São Paulo. O Edital contempla a premiação de artesãos, culinaristas e manifestações da cultura tradicional local.

TRADIÇÃO SP

O Tradição SP Online traz apoio a festivais, feiras e festas que difundem as tradições e história de cada região.

ARTE URBANA SP

É Dirigida a municípios para apoio na realização de murais de arte urbana e composição de galerias a céu aberto, executada por artistas, grupos coletivos de relevância no cenário cultural e regional. Cada município selecionado integrará o catálogo e roteiro de galerias de arte pública de São Paulo.

MAIS GESTÂO SP

Trata-se de capacitação em políticas públicas para a economia criativa voltada a gestores públicos municipais.

CAPACITAÇÃO REVELANDO SP

Há uma seleção de municípios para participação de gestores municipais, artesãos e culinaristas a fim de qualificar e colaborar para o desenvolvimento da atividade econômica e da sustentabilidade destes profissionais.