Publicado em: 16/07/2021 - Última modificação: 22/07/2021 - 16:29

Saúde de Itanhaém tem avanços no primeiro semestre

MUDANÇA - De acordo com a titular da pasta, Dra. Guacira Nóbrega Barbi, a mudança de local do pronto atendimento infantil há muito era aguardada pela população.

O setor de saúde recebeu atenção especial da Administração Municipal no primeiro semestre de 2021. A instalação do Pronto Atendimento Infantil no prédio do Centro de Especialidades, que atende unicamente crianças até 11 anos e 11 meses, foi uma das medidas adotadas pela Secretaria de Saúde em razão do agravamento da pandemia da Covid-19 no início do ano.

Com isso, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficou exclusivamente para atender casos de emergência, clínica médica, inclusive Covid-19, além dos primeiros atendimentos de natureza cirúrgica e trauma de pacientes adultos.

De acordo com a titular da pasta, Dra. Guacira Nóbrega Barbi, a mudança de local do atendimento infantil há muito era aguardada pela população. Segundo ela, com o deslocamento dos leitos infantis da UPA para o Pronto Atendimento Infantil, foi possível implantar uma ala exclusiva de pacientes Covid na UPA. Com isso, o Pronto Atendimento Infantil tornou-se mais qualificado para o atendimento pediátrico.

“O prefeito se sensibilizou com a situação e autorizou de imediato a transferência de local, o que proporcionou mais conforto e segurança aos usuários neste período pandêmico”, explicou a secretária de Saúde.

A Farmácia de Alto Custo foi outro equipamento que mudou o local de atendimento. Em meados de junho, a unidade foi transferida para o antigo prédio da Unidade de Saúde da Família (USF) do Belas Artes. A farmácia ganhou um espaço mais adequado ao serviço, melhorando a qualidade do atendimento à população. Atualmente, o local atende aproximadamente 3 mil pessoas por mês.

Outro avanço comemorado pela população foi a retomada das obras da USF do Guapurá. A nova unidade de saúde se faz necessária, pois o bairro Guapurá abriga cerca de 8 mil moradores e 95% da população é dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, os munícipes são atendidos pela Unidade de Saúde da Família do Savoy.

Recentemente, o prefeito Tiago Cervantes anunciou a reforma e ampliação da USF do Jardim Coronel. O chefe do Executivo realizou visitas técnicas nas unidades e conversou com moradores sobre as demandas.

VACINAÇÃO COVID – O planejamento e a organização dos trabalhos realizados pelas equipes de Saúde e da Vigilância Sanitária colocam Itanhaém na vice-liderança do ranking das cidades da região com maior número de população vacinada contra o coronavírus. Até a última atualização, em 22 de julho, Itanhaém já tinha vacinado 58,31% da população com ao menos a 1ª dose. No total, já foram aplicadas 82.099 doses, sendo 60.121 com a primeira dose, 19.883 com a segunda e 2.095 doses únicas.