Publicado em: 02/08/2021 - Última modificação: 05/08/2021 - 13:04

Aulas presenciais nas escolas municipais retornam em Itanhaém

EDUCAÇÃO - As escolas recebem até 50% da capacidade total de alunos em cada sala de aula. Com o retorno, haverá reforço para aqueles que enfrentarem dificuldades.

Nesta segunda-feira (02), cerca de 14 mil alunos do Pré II ao 9º ano do Ensino Fundamental voltaram às aulas presenciais, na Rede Municipal de Ensino. A retomada acontece de forma escalonada. Apenas os alunos da Educação Infantil (Berçário I ao Pré I) e Educação Especial (AEE e EEE) continuam com o atendimento remoto e plantão de dúvidas para os pais.

No primeiro dia de aula, o prefeito Tiago Cervantes, e a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino, visitaram as instalações da Escola Municipal Pedrina Pompeu Bastos para dar boas vindas aos alunos e acompanhar o trabalho das equipes da Educação, objetivando garantir o retorno seguro e o aprendizado de qualidade.

“Esse retorno era um momento esperado por todos. Senhores pais tenham tranquilidade, nas escolas seus filhos estão bem cuidados. As unidades escolares seguem todos os protocolos recomendados, e as crianças recebem muita atenção e carinho dos professores e de todas as equipes escolares”, afirmou o prefeito.

Os estudantes do Pré II ao 5º ano terão aulas presenciais em dias alternados com atividades escolares remotas. Já os estudantes do 6º ao 9º ano irão à escola em semanas alternadas. Nos dias letivos em que a turma não estiver presencialmente nas unidades escolares, os alunos deverão realizar as atividades escolares de modo remoto, por meio de recursos digitais, materiais impressos ou livros didáticos a serem retirados nas respectivas unidades escolares.

Nesta segunda, o cardápio da merenda foi reforçado para começar bem a semana: arroz, feijão, salsicha com molho e purê de batata. “Eu queria muito que as aulas voltassem. Além de voltar a estudar, estava com saudade dos meus amigos”, disse Pietra Alves Costa, do 1º ano, da Escola Municipal Pedrina Pompeu Bastos.

As escolas recebem até 50% da capacidade total de alunos em cada sala de aula. Com o retorno, haverá reforço para aqueles que enfrentarem dificuldades. “Estamos felizes com esse retorno, inicialmente, as aulas de reforço acontecerão às sextas-feiras e abordarão os conteúdos e atividades desenvolvidas na semana”, explicou a secretária, Márcia Galdino.

Para a aluna Hadassa Manuela, do 5º ano, a volta às aulas está sendo ótima. “Em casa eu estava com dificuldade nas matérias de português e matemática, a volta vai me ajudar muito. Eu não aguentava mais ficar em casa”, enfatizou.

Para garantir um retorno seguro aos alunos, a Administração Municipal equipou todas as unidades escolares com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), itens de limpeza, totens de álcool em gel 70%, termômetros e tapetes sanitizantes, entre outros produtos. As escolas também foram sanitizadas com amônia quaternária, para eliminar fungos, vírus e bactérias. “Além de todos os preparativos nas escolas, durante as atividades presenciais, os estudantes devem cumprir os protocolos de higiene e segurança estabelecidos. Tudo foi pensado para que o retorno ocorra com segurança”, afirmou Márcia Galdino.

“Nós professores nos empenhamos muito durante esse período de aula remota, mas os alunos precisavam dessa volta às aulas presenciais. A escola está preparada e nós também. É uma nova experiência, um novo começo”, afirmou a professora Marilda Seguro Ribeiro, do 3º ano da Escola Municipal Pedrina Pompeu Bastos,na região do Jardim Coronel.