Serviços
acessibilidade



Publicado em: 10/08/2021 - Última modificação: 13/08/2021 - 16:52
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Terceiras idades retornam às atividades presenciais

QUALIDADE DE VIDA - Atualmente, cerca de 6 mil idosos são cadastrados nas terceiras idades do município. Eles participam de uma programação que integra esporte, cultura e lazer.



Compartilhar:

O grupo Conviver e as entidades privadas das terceiras idades de Itanhaém retornaram suas atividades presenciais, conforme o decreto nº 4.148 de 30 de Julho de 2021. Para resguardar a saúde dos idosos, todas as medidas de segurança contra a Covid-19 devem ser cumpridas.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

Dentre as principais normativas, está o limite de 50 % da capacidade máxima de cada ambiente do equipamento, a prioridade de utilização dos espaços ao ar livre para a realização de atividades coletivas, além da obrigatoriedade do uso de máscaras, distanciamento mínimo entre as pessoas de 1,5 metros nos ambientes internos e externos e uso de álcool em gel.

É importante lembrar que poderão voltar às atividades presenciais, apenas os idosos que tenham recebido a segunda dose ou dose única da vacina contra a covid19, sendo indispensável à apresentação da carteira de vacinação.

Atualmente, cerca de 6 mil idosos são cadastrados nas terceiras idades do município. De acordo com o decreto, a volta foi permitida, considerando o avanço da vacinação, e a redução significativa na curva de contágio pelo coronavírus, como também de internações e óbitos.

De acordo com o coordenador do Conviver, Alessandro Galvão, o retorno das atividades presenciais foi importante, principalmente, para a saúde mental dos idosos. “Muitos reclamavam de dores no corpo e depressão por conta da pandemia. A volta das atividades melhora a qualidade de vida dos nossos idosos, muitos moram sozinhos, com esse retorno, eles estão felizes, e é muito emocionante ver a alegria no rosto deles. Todos os protocolos de higiene contra a Covid estão sendo respeitados, priorizamos sempre a segurança dos nossos idosos”, afirmou.

“Estava ansiosa para retornar. Foi excelente essa volta, participo de todas as atividades, e estava sentindo muita falta. Logo teremos hidroginástica também, o que será muito bom para o meu tratamento de coluna. É preciso que todas as regras sanitárias sejam respeitadas, para o bem de todos, e isso vem acontecendo direitinho”, disse a aposentada Célia Aparecida Motta de 60 anos.

Diariamente, os idosos participam de uma programação que integra esporte, cultura e lazer. No início deste retorno presencial, estão sendo ministradas aulas de dança, alongamento, caminhada, academia e jogos de mesa. “Estávamos cansados de ficar em casa, de poder conversar com os nossos colegas, estar aqui me fazia muita falta. Precisávamos nos exercitar e distrair a mente”, explicou o aposentado Moisés Lima de 84 anos.