Serviços
acessibilidade



Publicado em: 16/08/2021 - Última modificação: 18/08/2021 - 16:41
[email protected]

Prática educacional de Itanhaém está entre as três melhores do Estado

EDUCAÇÃO - Na premiação “Cases Inovadoras 2021” no desafio de universalizar o acesso à pré-escola, do programa Parcerias Municipais, a prática educacional foi considerada inovadora, com potencial de inspirar outros municípios a reproduzi-la, além de mostrar comprometimento em oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.



Compartilhar:

Itanhaém foi selecionada como uma das três cidades do Estado de São Paulo na premiação “Cases Inovadoras 2021” no desafio de universalizar o acesso à pré-escola, do programa Parcerias Municipais. A prática educacional foi considerada inovadora, com potencial de inspirar outros municípios a reproduzi-la, além de mostrar comprometimento em oferecer melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr

O “Projeto de Leitura Interdisciplinar e Institucional Território da Leitura Infantil” concorreu com 723 práticas e 641 municípios. A premiação aconteceu na última sexta-feira (13), no Palácio dos Bandeirantes. Na oportunidade, a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino, recebeu o certificado das mãos do Governador João Dória e do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marco Vinholi.

“Parabéns aos profissionais da Educação de Itanhaém por todo o esforço em garantir um aprendizado de qualidade aos nossos estudantes. Com muita criatividade e dedicação conseguiram enfrentar tempos difíceis e ainda serem exemplos para outras cidades. Essas práticas inovadoras vieram para ficar, e a Administração Municipal está empenhada em oferecer condições para que novas práticas educacionais sejam desenvolvidas”, afirmou o prefeito, Tiago Cervantes.

A ação implantada na cidade ganhou destaque no Estado buscando garantir que o hábito da leitura não seja interrompido durante a pandemia. Sabendo que a leitura desperta nas crianças diferentes habilidades como a linguagem, ampliação do vocabulário, criatividade e descoberta do mundo imaginário, foi necessário que nesse momento atípico as crianças continuassem a ter o acesso aos livros. 

Para isso, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes criou por meio do Google Classroom um território virtual de consulta aos professores, denominado Sala de Literatura Infantil.  Nela, os professores podem trocar livros digitalizados para aperfeiçoar a prática da leitura e sua oferta às crianças. 

“Foi preciso repensar na prática de leitura com relação ao manuseio de livros, para seguir os protocolos sanitários, mas era importante que eles continuassem a ter esse acesso. Com o espaço virtual garantimos a leitura nas rotinas domiciliares, incentivada pelos professores”, explicou a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Márcia Galdino.

Segundo a secretária, a premiação de Itanhaém comprova a qualidade da educação infantil no município. “A seleção da cidade entre as três primeiras do programa é muito importante para a educação de Itanhaém. Ela vem comprovar a qualidade da Educação Infantil no município e a excelência do trabalho dos nossos profissionais. Estamos muito felizes, faço questão de agradecer a todos os educadores que trabalham diariamente com muito empenho, dedicação e profissionalismo, o que gera ótimos frutos”.

O programa Parcerias Municipais é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), voltado para a melhoria do desempenho em indicadores chaves, com a orientação das ações para resultados efetivos, de forma que as ações possam ter reflexos na qualidade de vida da população e na redução de desigualdades regionais.