Publicado em: 17/08/2021 - Última modificação: 18/08/2021 - 13:17

Operação de Monitoramento do Parque Estadual da Serra do Mar inicia nesta sexta (20)

PRESERVAÇÃO - O controle de acesso ao local busca combater invasões, desmatamento, ocupações ilegais de áreas de proteção ambiental e fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável, através da qualificação do ecoturismo

Com o intuito de controlar o acesso aos visitantes, e evitar a degradação do local, na próxima sexta-feira (20), às 11 horas, será realizado o “Ato de Início da Operação de Monitoramento e Ordenamento de Uso do Parque Estadual da Serra do Mar e Zona de Amortecimento pela Fundação Florestal”. O evento ocorre na Estação de Tratamento de Água da Sabesp Mambú/Branco (ETA), localizada na Estrada Coronel Joaquim Branco, Km 12, no bairro Mambú.

O controle de acesso ao local busca combater invasões, desmatamento, ocupações ilegais de áreas de proteção ambiental e ainda fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável, através da qualificação do ecoturismo.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente solicitou à Fundação Florestal, do Estado, que realize o ordenamento, controle, monitoramento e a vigilância dos acessos às áreas de preservação e de importantes atrativos turísticos locais, como a Cachoeira Três Quedas, após receber solicitações dos conselhos municipais, entre eles o CONDEMA, COMTUR, ASSETURI, AMIBRA e ACAI.

O Parque Estadual da Serra do Mar é uma área cercada por rios e cachoeiras, com muita beleza natural. A Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo é responsável pela proteção e monitoramento dessa região, muito visitada por turistas. Executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

“Grande parte do nosso território é formado pela Mata Atlântica inserida no Parque Estadual da Serra do Mar. O apoio da Fundação Florestal na fiscalização e ordenamento do uso é fundamental para a preservação dessas áreas.” destacou o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

De acordo com o Secretário de Turismo Rodrigo Zanella, o controle de acesso e monitoramento na região do Vale do Rio Branco será benéfico para a proteção do meio ambiente e segurança da população residente. “A implantação do sistema de controle de acesso e monitoramento contribuirá para a proteção do meio ambiente natural e trará maior segurança a população residente e aos usuários dos atrativos naturais, além de garantir a preservação da cultura popular e extrativista da localidade”, afirmou.