Publicado em: 20/08/2021 - Última modificação: 26/08/2021 - 16:43

Itanhaém inicia operação de monitoramento do Parque Estadual da Serra do Mar

PRESERVAÇÃO - O controle de acesso ao local busca combater invasões, desmatamento, ocupações ilegais de áreas de proteção ambiental e fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável, através da qualificação do ecoturismo

Foi realizado na manhã desta sexta-feira (20) em frente à Estação de Tratamento de Água da Sabesp Mambú/Branco (ETA), no Mambú, o “Ato de Início da Operação de Monitoramento e Ordenamento de Uso do Parque Estadual da Serra do Mar e Zona de Amortecimento pela Fundação Florestal”. A ação objetiva controlar o acesso aos visitantes, e evitar a degradação do local.

O evento contou com a participação do deputado estadual Caio França; do diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovics; presidente da Associação Comercial de Itanhaém (ACAI), Roberto Campos; os vereadores Fernando Xavier e Arlindo Martins, além de representantes da sociedade civil. Participaram também os seguintes secretários municipais: Cesar Augusto de Souza Ferreira (Planejamento e Meio Ambiente), Rodrigo Zanella (Turismo), Luciano Netto (Comunicação), Eliseu Braga Chagas (Relações do Trabalho) e Mara Sanches (Habitação).

O controle de acesso ao local busca combater invasões, desmatamento, ocupações ilegais de áreas de proteção ambiental e ainda fortalecer o desenvolvimento econômico sustentável, através da qualificação do ecoturismo.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente solicitou à Fundação Florestal, do Estado, que realize o ordenamento, controle, monitoramento e a vigilância dos acessos às áreas de preservação e de importantes atrativos turísticos locais, como a Cachoeira Três Quedas, um dos maiores atrativos turísticos da cidade, após receber solicitações dos conselhos municipais, entre eles o CONDEMA, COMTUR, ASSETURI, AMIBRA e ACAI.

“Hoje é um dia simbólico para a cidade de Itanhaém que possui grande parte do território formado pela Mata Atlântica inserida no Parque Estadual da Serra do Mar. Com o apoio da Fundação Ambiental conseguiremos conscientizar a população, fiscalizar e ordenar toda essa área que vem sendo degradada nos últimos anos”, afirmou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Cesar Augusto de Souza Ferreira.

O Parque Estadual da Serra do Mar é uma área cercada por rios e cachoeiras, rodeado de belezas naturais. A Fundação Florestal do Governo do Estado de São Paulo é responsável pela proteção e monitoramento dessa região, muito visitada por turistas. Executa ações integradas voltadas para a conservação ambiental, proteção da biodiversidade, desenvolvimento sustentável, recuperação de áreas degradadas e o reflorestamento de locais ambientalmente vulneráveis, realizando parcerias com órgãos governamentais e instituições da sociedade civil.

Para o secretário de Turismo Rodrigo Zanella, o controle de acesso e monitoramento na região do Vale do Rio Branco será benéfico para a proteção do meio ambiente e segurança da população residente. “A implantação do sistema de controle de acesso e monitoramento contribuirá para a proteção do meio ambiente natural e trará maior segurança a população residente e aos usuários dos atrativos naturais, além de garantir a preservação da cultura popular e extrativista da localidade”, afirmou.

“Com o controle e monitoramento da área, ajudaremos o município no combate à invasão de áreas verdes do Parque Estadual e de danos ambientais por meio de controle e ordenação na exploração do ecoturismo na Cachoeira Três Quedas. O monitoramento acontecerá de segunda a segunda, com aumento do efetivo nos finais de semana e feriados”, disse o diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levikovicz.