Publicado em: 27/08/2021 - Última modificação: 02/09/2021 - 17:10

Praia dos Sonhos recebe nova iluminação de LED

URBANIZAÇÃO - O novo padrão está sendo implantado em um trecho de 800 metros da Avenida Vicente de Carvalho, aproveitando a estrutura dos postes ornamentais. Os viadutos nos bairros do Gaivota, Satélite e Centro também receberam nova iluminação

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Serviços e Urbanização, iniciou a substituição do sistema de iluminação na beira-mar da Praia dos Sonhos por luminárias de LED. O novo padrão está sendo implantado em um trecho de 800 metros da Avenida Vicente de Carvalho, aproveitando a estrutura dos postes ornamentais.

Nesta etapa, estão sendo instaladas 80 luminárias com tecnologia LED de 150W, em substituição às atuais lâmpadas de vapor de mercúrio. A Secretaria de Serviços e Urbanização também substituiu luminárias na passagem inferior dos viadutos nos bairros do Gaivota, Satélite e Centro, que também receberam nova pintura. No Ivoty, além da pintura, o viaduto recebeu manutenção corretiva da iluminação.

Confira as fotos

“Estamos trabalhando na elaboração de um grande projeto que revolucionará a qualidade da iluminação pública de Itanhaém, trazendo uma melhor qualidade aliada a um menor custo e proporcionando mais segurança aos nossos turistas e moradores”, destacou o secretário de Serviços e Urbanização, José Renato.

A ação será gradualmente estendida para outros pontos turísticos e bairros da cidade, proporcionando melhor iluminação, menor custo e maior segurança para a população.

Outro importante diferencial do uso de lâmpadas LED é com relação à manutenção e vida útil. Sua durabilidade na rede de iluminação é superior a 10 anos, reduzindo consideravelmente a necessidade de trocas ou manutenção.

Estima-se que as lâmpadas LED são 50% mais econômicas do que as lâmpadas convencionais normalmente utilizadas no sistema.

PPP da iluminação – Itanhaém assinou em dezembro de 2020, contrato com o Fundo Federal de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e PPPs (FEP) para estruturação de projeto de Parceria Público-privada (PPP) de iluminação pública no município. Já está em trâmite à contratação dos estudos e das minutas de edital e contrato para a licitação de PPP para o desenvolvimento, modernização, expansão, eficientização energética, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.