Publicado em: 30/08/2021 - Última modificação: 30/08/2021 - 16:57

Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 encerra nesta terça-feira (31)

INFLUENZA - A imunização acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8 às 12 horas

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 encerra nesta terça-feira (31) para toda a população com mais de seis meses de idade. A vacinação acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), das 8 às 12 horas, para evitar aglomerações entre os vacinados e as pessoas do atendimento normal da unidade.

Para se vacinar, o interessado terá de apresentar documento de identidade, além da carteira de vacinação, do CPF e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ofuscada pela vacinação contra o coronavírus, a imunização contra o vírus influenza, causador da gripe, ficou muito abaixo da média para todos os públicos, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“A gripe leva a síndromes respiratórias graves e pode causar a morte. Então, as duas ações são fundamentais: a vacina da Covid e a vacina da gripe, para que consigamos ter menos pressão sob o sistema de saúde”, explicou a secretária de Saúde, Guacira Nóbrega Barbi.

É válido lembrar, a necessidade do intervalo mínimo de 14 dias, entre a dose da vacina da Covid-19 e da Influenza. Como as duas campanhas estão ocorrendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é que, em grupos prioritários, a dose contra a Covid-19 seja feita antes.

Todas as medidas de proteção contra o coronavírus deverão ser seguidas, como o uso de máscara, distanciamento físico de pelo menos 1,5 m entre as pessoas, e protocolos de higiene.