Publicado em: 08/09/2021 - Última modificação: 08/09/2021 - 16:58

Lançamento do Prospera Família acontece nesta sexta (10) em Itanhaém

INCLUSÃO PRODUTIVA - O programa objetiva promover a autonomia e a mobilidade social por meio do acesso ao mercado de trabalho e inclusão

Na próxima sexta-feira (10), às 10 horas, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizará a cerimônia de lançamento do Programa Prospera Família, que objetiva promover a autonomia e a mobilidade social por meio do acesso ao mercado de trabalho e inclusão. O evento acontece nas dependências da Escola Municipal Professora Maria Cristina de Macedo Gomes, na Rua José Augusto Rodrigues, 30, Parque Novaro.

Em parceria com o Governo do Estado, o projeto tem como público alvo famílias monoparentais, com crianças de 0 a 6 anos, que estejam em situação de extrema pobreza, ou seja, que possuem renda familiar de até R$ 89 por pessoa, devidamente cadastradas no CadÚnico.

Em Itanhaém, o Prospera Família é realizado através da Associação de Moradores do Parque Real e Adjacências (AMPRA), e acontecerá em três etapas, sendo uma de desenvolvimento pessoal, outra de capacitação e por fim, empreendedorismo. Na oportunidade, os beneficiários recebem capacitações profissionais, com cursos de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento de um ofício, além de mentorias direcionadas ao empreendedorismo, gestão e execução do modelo de negócio, bem como incentivo financeiro.

“O Prospera Família é voltado aos chefes de família com múltiplas vulnerabilidades sociais e que desempenham papeis duplos na criação dos seus filhos. Com o programa será possível gerar novas oportunidades para que essas famílias se desenvolvam e conquistem autonomia e sustentabilidade financeira”, afirmou o prefeito Tiago Cervantes.

Implantação

Recentemente a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social recebeu a Fundácion Capital da Colômbia, organização parceira da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social que apoia a implementação do Programa Prospera Família.

Na oportunidade foram realizados grupos com algumas pessoas contempladas pelo Programa, onde houve um alinhamento técnico com a equipe municipal do Prospera Família. A ação busca fornecer informações para ajustar os materiais já aplicados em outros países da América Latina ao contexto do Estado de São Paulo