Publicado em: 15/09/2021 - Última modificação: 15/09/2021 - 16:37

Itanhaém vacina com Pfizer quem tem 2ª dose da Astrazeneca atrasada

INTERCAMBIALIDADE - A troca entre as duas vacinas foi aprovada pelo Ministério da Saúde e pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) e Comitê Científico do Estado, além da OMS (Organização Mundial da Saúde)

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde começou a vacinar nesta quarta-feira (15), com o imunizante Pfizer, quem está com a segunda dose da Astrazeneca atrasada, ou marcada para os próximos dias. Tal medida acontece devido à falta do imunizante da Oxford/Fiocruz no Estado de São Paulo. A situação será normalizada assim que novas doses chegarem ao município.

A intercambialidade das vacinas da Pfizer e da AstraZeneca foi chancelada pelo Comitê Científico do Governo do Estado e pelo Programa Estadual de Imunizção, que embasaram a decisão em estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e orientações do próprio Ministério da Saúde. A decisão também foi aprovada em deliberação bipartite com o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo (Cosems).