Publicado em: 20/09/2021 - Última modificação: 23/09/2021 - 14:40

Nova USF é reinaugurada no Guapiranga

SAÚDE - Localizada na Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº, em frente à Praça do Guapiranga, a nova estrutura proporcionará mais conforto e qualidade de atendimento aos usuários.

Os moradores do bairro do Guapiranga e adjacências já podem contar com o atendimento da nova Unidade de Saúde (USF), denominada “Luiz Roberto Naccarato”. Reinaugurada nesta segunda-feira (20), a nova estrutura do equipamento, que fica na Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº, proporcionará mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários.

Com edificações mais modernas o local foi totalmente reestruturado. Para melhor acomodação dos pacientes, a recepção e a sala de triagem foram remodeladas e ampliadas proporcionando um ambiente mais humanizado. Também receberam melhorias e ampliações os consultórios de atendimento médico, as salas de enfermagem, a farmácia que contará com almoxarifado em anexo, e o espaço para curativos e medicação. O local ainda conta com dois amplos consultórios odontológicos e um consultório exclusivo para atendimento ginecológico.

O prédio recebeu obras de pintura interna e externa, além da criação de novas salas de vacinas, inalação, curativo, coleta e coordenação. Na entrada, a unidade ganhou novos portões, cobertura e lixeiras.  A acessibilidade também está presente à nova infraestrutura da unidade, com banheiros adaptados e rampa de acesso para pessoas com deficiência.

A nova USF também possui salas ambientadas, com espaços reservados para a esterilização de materiais, sala de observação, entre outros serviços. Todas climatizadas com ar-condicionado. “Estávamos ansiosos por essa reinauguração. O lugar está muito bonito e será importante para facilitar o nosso acesso aos serviços de saúde. É uma excelente conquista para a comunidade”, disse a moradora Marli Viana.

“De tão grande a reforma, é quase uma nova unidade de saúde. O local foi totalmente reformulado para melhor atender aos pacientes e também proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos profissionais. Quero aproveitar para agradecer e parabenizar os servidores da saúde pelo árduo e ao mesmo tempo, importante, trabalho que desempenham todos os dias, principalmente nos tempos difíceis que estamos vivendo. As próximas unidades que receberão intervenção da Prefeitura são as do Jardim Coronel e do Suarão. Trabalhamos agregando esforços, somando vontades e sentimentos na busca de ofertar sempre melhor qualidade de vida à nossa população”, enfatizou o prefeito Tiago Cervantes.

Para a secretária municipal de Saúde, Guacira Barbi, as USFs facilitam o cuidado com a saúde da comunidade. “Hoje é um dia de celebração. É o resultado de um importante trabalho desempenhado por todo o Governo, e por toda a equipe da saúde que não mediu esforços para que essa unidade fosse totalmente reformulada, com o objetivo de melhor cuidar dos nossos municípes”, afirmou.

Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, o ex-prefeito de Itanhaém, Marco Aurélio Gomes dos Santos, também esteve presente na solenidade. “O novo espaço irá atender com mais qualidade a população de toda a região. O Governo do Estado está de portas abertas para colaborar com o município no que for necessário”, disse Marco Aurélio.

Na oportunidade, participaram ainda da cerimônia, o vice-prefeito e secretário de Governo Rodrigo Dias, a coordenadora administrativa da USF do Guapiranga, Laís Gonçalves, a coordenadora técnica da unidade, Viviane Franco, secretários municipais, e os vereadores: Silvinho Investigador, Fabio Bibão, Lucas Abbasi, Professor Fernando, Wilson RH, Zé Roberto da JR e Arlindo Martins.

HOMENAGEM

LUIZ ROBERTO NACCARATO – Nascido em 06 de Outubro de 1935, filho de Maria José de Oliveira Naccarato e Saverio Naccarato, se casou com Dalva Sanches Naccarato com quem viveu 53 anos de união. Teve seis filhos, sendo três biológicos (dois já falecidos) e três adotivos. Formou-se em medicina pela PUC Campinas, e também serviu o exercito, chegando a 2º tenente. Como médico atuou por mais de 50 anos (cardiologista, endocrinologista e clinico geral).

Morador de Itanhaém desde 1987, no bairro do Cibratel, foi gerente municipal de saúde, o que na época correspondia à função de secretário municipal, no mandato do ex-prefeito, Edson Batista de Andrade. Foi ainda diretor do hospital de Itanhaém, membro da Academia de Letras, vereador entre 2001 e 2004, tendo recebido o título de cidadão itanhaense. Faleceu em 31 de Dezembro de 2015.

“Nós da família estamos muito agradecidos pela homenagem ao meu pai. Se tem uma pessoa que amou a medicina, e amou o próximo, foi ele. Essa é uma justa homenagem pela pessoa que ele foi. Agradeço a todos do fundo do coração”, afirmou o filho, Tadeu Naccarato.