Publicado em: 14/10/2021 - Última modificação: 15/10/2021 - 23:02

“Ser professor é se reinventar a cada dia”

DIA DO PROFESSOR - Há 18 anos na profissão, Juli Elen é professora efetiva na Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso, e possui ampla experiência na docência

“Ser professor é um eterno se reinventar, é saber fazer a diferença na vida de cada aluno através do desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a vida”, se orgulha Juli Elen dos Reis Oliveira, ao comemorar mais um Dia dos Professores, celebrado nesta sexta-feira (15).

Há 18 anos na profissão, Juli Elen é professora efetiva na Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso, e possui ampla experiência na docência, tendo atuado na educação infantil, fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e também na rede privada.

Para Juli, ela e todos os seus colegas de profissão viveram na pandemia um momento de reinvenção e descobrimento. “Acredito que ser professor é mais do que mediar conhecimentos, é ser exemplo, é mostrar caminhos. Durante a pandemia o professor precisou mostrar sua habilidade em se reinventar, e assim eu fiz, pesquisei e comecei um canal no YouTube, para ajudar meus alunos. A sala da minha casa virou uma sala de aula, com o tempo aprendi a gravar e editar vídeos. Os alunos conseguiram entender o que estava sendo proposto e as famílias puderam participar de tudo. Receber mensagens com o relato de pais e alunos me motivou ainda mais”, enfatizou.

Nesses tempos complexos de ensino a distância, a importância do professor ficou ainda mais em evidência em nossa sociedade, pois em um momento difícil para todos, a função do professor ultrapassou os limites da sala de aula, também absorvendo uma função de acolhimento e apoio aos alunos e suas famílias

A retomada das atividades escolares presenciais será uma nova etapa de aprendizagem. “Neste momento de retomada gradual das aulas presenciais, o grande desafio para os educadores, será zelar para que os alunos da rede pública municipal tenham um acompanhamento pedagógico especial, permitindo que possíveis deficiências deste período de aulas remotas, sejam identificadas e trabalhadas, através da dedicação e carinho dos profissionais da educação”, explicou Juli.

“Uma educação pública de qualidade e acolhedora é uma busca constante em Itanhaém. E nossos maiores alicerces para este trabalho são os professores da nossa rede municipal de ensino. Uma equipe dedicada, aguerrida e batalhadora, que merece todo reconhecimento e carinho neste dia do professor”, salientou Márcia Galdino, secretária de Educação, Cultura e Esportes.