Publicado em: 29/10/2021 - Última modificação: 05/11/2021 - 10:41

Profissionais da UPA participam de capacitação relacionada à saúde mental nas emergências

CURSO - Propiciou a discussão e reflexão sobre os cuidados e fluxo de atenção às pessoas em sofrimento mental, levando a troca de experiências e orientações

Nos dias 26 e 27 de outubro, os profissionais da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Itanhaém participaram de um curso de capacitação para abordar o manejo do primeiro atendimento, com relação à saúde mental de pacientes, no contexto das urgências e emergências.

Na ocasião houve a discussão e reflexão sobre os cuidados e fluxo de atenção às pessoas em sofrimento mental, propiciando a troca de experiências e a orientação das boas práticas em saúde para esse contexto.

Foram discutidos ainda modos avaliativos em saúde mental para o diagnóstico e formas de manejo terapêutico e farmacológico, principalmente nos casos de agitação psicomotora.

“O encontro foi muito produtivo. Permitiu compartilharmos necessidades e percepções de diferentes lados. O conteúdo apresentado com certeza facilitará o atendimento, e os pacientes serão beneficiados”, afirmou a fisioterapeuta da UPA, Aline Pietro.

Para a enfermeira Thaís Cristóvão dos Santos, o curso abordou temáticas importantes vivenciadas na emergência. “O curso de manejo em saúde mental abordou assuntos relevantes e trouxe a temática para a vivência no ambiente de urgência e emergência. Desta forma, ampliou as formas de abordagem e medidas clínicas de estabilização que nos direcionou ao olhar clínico e manejo humanizado e holístico das condutas”.