Publicado em: 03/11/2021 - Última modificação: 05/11/2021 - 14:07

Prefeitura e Gremar realizam mutirão de limpeza na praia do Centro neste sábado (06)

BOAS PRÁTICAS - A ação de conscientização acontece das 9 às 14 horas. O ponto de encontro, para o início dos trabalhos, será a faixa de areia em frente ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na altura da Avenida Presidente Vargas, 611

A Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em parceria com o Instituto Gremar realizará no próximo sábado (06), das 9 às 14 horas, um mutirão de limpeza na praia do Centro em Itanhaém. Esta é uma importante ação de conscientização não só para os participantes, como também para toda a população impactada pela quantidade de resíduos nas praias, que são retirados em poucas horas.

O ponto de encontro, para o início dos trabalhos, será a faixa de areia em frente ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na altura da Avenida Presidente Vargas, 611. Na ocasião, todos os itens coletados serão triados, pesados e contabilizados para que se avance no entendimento de suas origens, com informações disponibilizadas aos órgãos competentes para que políticas públicas possam ser aprimoradas.

O descarte inadequado do lixo e de resíduos é um dos principais causadores de mortes de animais marinhos em todo o mundo. O mutirão é um dos pilares das ações de educação ambiental do Instituto Gremar.

“Essa ação é extremamente positiva, porque além de reduzir a quantidade de resíduos nas areias, no mar e nos rios, evitando a morte de espécies de animais marinhos, a iniciativa promove a conscientização ambiental das pessoas, para que possam por conta própria, mudar seus hábitos com atitudes que não prejudiquem o meio ambiente”, explicou o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira.

A programação da ação inclui a montagem de tendas expositivas de educação ambiental do Instituto Gremar, exposição de pranchas antigas do Museu de Surf de Itanhaém, barracas de artesanato feitas com material reciclável de artistas da Casa do Artesão e também uma apresentação musical com a Banda Bruta Flor.

O evento contará ainda com a participação voluntária dos grupos da terceira idade do Conviver e Viver Bem, com aulas de dança para o público; e de membros do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro (CAMP), da escola de surf Aloha Surf School, do Rotary Club, e da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itanhaém.

O Instituto Gremar fornecerá Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sacos e baldes para os voluntários realizarem a coleta dos materiais, além disso, água potável e alimentação serão disponibilizadas aos participantes, com o apoio do comércio local. Todos os protocolos de segurança contra o Covid- 19 deverão ser respeitados. O mutirão contará ainda com apoio logístico da Secretaria de Trânsito e Segurança.

Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS)

A base do Instituto Gremar em Itanhaém (SP) tem como objetivo reabilitar e reintroduzir animais silvestres à natureza. Para isso, possui toda estrutura necessária para que os animais recebam o melhor tratamento possível durante o processo de reabilitação, além de contar com uma equipe preparada e capacitada para o atendimento.  Desde o início de agosto, 146 animais foram resgatados e 49 seguem em reabilitação, a maioria filhotes.

O CRAS conta com apoio da Prefeitura Municipal de Itanhaém e parcerias da Polícia Ambiental e Guarda Civil Municipal para os resgates. Caso um animal silvestre seja avistado, o acionamento pode ser feito pelos telefones (11) 3426-8168 ou (11) 99711-4120.