Publicado em: 08/11/2021 - Última modificação: 12/11/2021 - 17:22

Itanhaém participa da Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses

AEDES AEGYPTI - A iniciativa consiste em intensificar as ações de mobilização e conscientização popular que resultem na diminuição da infestação dos mosquitos, que causam a dengue e chikungunya

Com o objetivo de promover um esforço concentrado e simultâneo para reduzir a infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e chikungunya no período favorável à sua proliferação, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da equipe do Controle de Endemias da Vigilância Sanitária, participa, a partir desta segunda-feira (8), até o dia 12, da Semana Estadual de Mobilização para prevenção das Arboviroses.

Em Itanhaém serão realizadas diversas atividades ao longo da semana. Na oportunidade, as Unidades de Saúde da Familia (USF) também levam ações de conscientização para as escolas municipais, por meio de exposição de stands, caminhadas ao ar livre para identificar possíveis criadouros, rodas de conversa e palestras.  Este período de calor e chuvas, favorável para a proliferação do Aedes Aegypti, requer medidas de intensificação do controle em áreas prioritárias, considerando os dados entomológicos e epidemiológicos. Integrando todos os municípios paulistas, a iniciativa faz parte de um dos programas do Governo do Estado de São Paulo, e consiste em intensificar as mobilizações de manejo integrado do meio ambiente que possam ter resultados positivos na diminuição da infestação dos mosquitos. Além disso, busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados necessários para combater a doença.