Publicado em: 16/11/2021 - Última modificação: 16/11/2021 - 18:37

Evento em alusão ao Dia Mundial do Diabetes acontece nesta quarta (17) na Praça Narciso de Andrade

SAÚDE - A ação contará com orientações sobre o diabetes, testes de glicemia e aferição da pressão arterial

Em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado no último dia 14, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Saúde realizará nesta quarta-feira (17), o evento que tem como tema “Enfermeiros e Diabetes”. A ação aberta à população acontece na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, das 8 às 12 horas, com orientações sobre o diabetes, testes de glicemia e aferição da pressão arterial.

O tema deste ano objetiva aumentar a conscientização sobre o importante papel que o enfermeiro desempenha no apoio as pessoas com diabetes, seja no rastreamento dos sinais e sintomas da população, característica epidêmica, ou impacto social e econômico.

A Campanha do Dia Mundial do Diabetes tem como foco alertar o impacto da diabetes, estimular políticas públicas que favoreçam e possibilitem aos portadores da doença viver mais e melhor, promover o diagnóstico precoce e orientar sobre formas de tratamento adequado.

“O diabetes é uma doença que causa muitas complicações como: AVC, retinopatia, infarto, nefropatia, neuropatia e amputação. Por ser uma doença crônica e muito onerosa para o sistema público de saúde quanto mais cedo o diagnóstico menos complicações e gastos. O evento é importante para captação de novos casos e orientação de fluxo para tratamento”, explicou a enfermeira, Liliane Teles Santos, supervisora técnica do Centro Especializado em Diabetes de Itanhaém (CEDI).

A iniciativa contará ainda, com abordagens sobre o tema nas escolas municipais, onde os alunos assistirão vídeos com orientações sobre o Dia Mundial da Diabetes, e participarão de gincanas que estimulam os bons hábitos alimentares.

DIABETES – É uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, que leva a sintomas agudos e a complicações crônicas. Os sintomas mais freqüentes são: a sede excessiva, o aumento do volume da urina, o surgimento do hábito de urinar à noite, fadiga, fraqueza, tonturas, visão borrada, aumento de apetite e perda de peso.

CAMPANHA – O símbolo do Dia Mundial da Diabetes é um círculo azul, que representa a unidade necessária da comunidade global para responder à ameaça da pandemia de Diabetes. O círculo representa a união e é um símbolo universal de vida e saúde. O azul representa a cor do céu que une todas as nações da terra e é também a cor da bandeira das Nações Unidas.