Publicado em: 16/11/2021 - Última modificação: 19/11/2021 - 18:24

Novos Guardas Municipais estão em estágio final de capacitação

SEGURANÇA PÚBLICA - Trinta novos agentes serão integrados à corporação da GCM em dezembro

A corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) receberá em dezembro o reforço de mais 30 integrantes. Os novos Guardas Civis Municipais foram convocados pela Prefeitura em julho e desde então participam de cursos preparatórios para o exercício da função. Nos últimos dias, os GCMs cumprem estágio em espaços públicos.

A grade curricular de formação é elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e contempla cursos de primeiros socorros, combate a incêndio, direito penal e processual, Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente, violência contra a mulher, leis municipais, legislação ambiental e de trânsito, além de procedimentos operacionais com apoio das polícias civil, militar e integrantes da Guarda Civil Municipal.

Os novos agentes recebem ainda cursos de defesa pessoal, manuseio de tonfa, preparação física e natação, mediação de conflito, policiamento comunitário, rádio comunicação, princípio de hierarquia, preservação do local de crimes, educação ambiental, contenção e manejo de fauna silvestre e marinha.

A capacitação também aborda comunicação não violenta e manejo do estresse, com orientação de profissional de Psicologia, conhecimentos do turismo, relações interpessoais, constituição federal, diversidade sexual e prevenção de violência de gênero.

Atualmente, os GCMs estão em processo de estágio e em conclusão do curso de armamento e tiro.

As aulas estão sendo ministradas com o apoio das forças policiais (Civil, Militar, Científica, Delegacia da Mulher), Fórum de Itanhaém, Corpo de Bombeiros, Salvamento Aquático, Instituto Biopesca, Academia SHO-DO-KAN, além das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Cultura e Esportes, Turismo, Trânsito e Segurança, Procuradoria Geral Municipal e Conselho Tutelar.

REFORÇO PARA 2022 – A Secretaria de Trânsito e Segurança confirmou que no próximo ano serão convocados mais 20 novos Guardas Civis Municipais, completando as 50 vagas abertas em concurso público.